Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Eleições no IFPB: Segundo debate entre os candidatos à Reitoria é realizado

Noticia

Eleições no IFPB: Segundo debate entre os candidatos à Reitoria é realizado

Encontro foi ao vivo, mas comunidade pode conferir no canal da TV IFPB, no YouTube
por Ana Carolina Abiahy publicado: 22/03/2022 16h41 última modificação: 24/03/2022 12h16

O segundo debate entre candidatos ao cargo de reitor(a) do Instituto Federal da Paraíba foi realizado na tarde desta terça-feira, 22 de março. O encontro entre Marcus Damião Lacerda, Denis Barros Barbosa e Mary Roberta Meira Marinho começou a partir das 14h, no auditório da Reitoria do IFPB e foi transmitido ao vivo pelo canal da TV IFPB no YouTube.

O evento iniciou com um direito de resposta que foi analisado pela Procuradoria Jurídica com base em declarações proferidas no debate anterior inverídicas. Um candidato fez acusações sobre a atual gestão da reitoria e o reitor do IFPB Nicácio Lopes se utilizou do direito de defesa para esclarecimentos. A Procuradoria ainda lembrou que a Comissão Eleitoral Central deve permanecer atenta a excessos dos candidatos que podem podem levar a processos administrativos.  

“Tivemos aprovação em todas as instâncias e um acórdão de 2020 aprovou por unanimidade as contas do IFPB. O próprio Tribunal de Contas da União (TCU) fez a revisão do posicionamento anterior ao se debruçar sobre a documentação enviada pelo IFPB. Não há hoje um único processo tramitando no TCU contra o reitor ou qualquer gestor da atual gestão do IFPB. Não há condenação por qualquer órgão de controle. Após oito anos de mandato. Recomendação é que os candidatos tenham bom senso e responsabilidade”, declarou Nicácio Lopes.

Assim como no primeiro debate, a mediadora Mayara Guimarães explica as regras a cada início de bloco quando há mudança de formato. O debate começa com uma apresentação do perfil dos candidatos e é dada oportunidade a cada um de falar livremente à comunidade. A ordem de fala dos candidatos também foi sorteada. A ideia era cada um falar de suas propostas e Planos de Gestão, mas na maior parte das vezes os candidatos fizeram desabafos. Debate IFPB dia 22 2.jpeg

Inicialmente, os temas foram pré-definidos para candidatos fazerem perguntas entre si. Cada candidato escolhia o seu interlocutor. O candidato Dennis perguntou sobre Orçamento e Obras para o docente Marcus Damião. Marcus indagou sobre Políticas de Ensino para Mary Roberta. Mary perguntou sobre Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE) para Denis.

O terceiro bloco foi sobre temas livres. Novamente discussões sobre processos judiciais voltaram à luz. Curricularização da extensão, que é uma das metas do Plano Nacional de Educação, foi tema de pergunta, outra discorreu sobre capacitação de servidores; e o Novo Ensino Médio também foi alvo de questionamentos.

Perguntas enviadas previamente para o debate pela comunidade acadêmica foram respondidas. Foram cinco perguntas e cada um dos três candidatos respondeu ao mesmo questionamento. O debate encerra com um espaço para cada candidato fazer as suas considerações finais. 

Acesse aqui o link para ver o segundo debate.  

Texto: Ana Carolina Abiahy / Fotos: Thomas Freitas - servidores da DGCom do IFPB