Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > DGTI sugere uso do sistema Helios Voting para a votação

DGTI sugere uso do sistema Helios Voting para a votação

Após apresentar parecer desfavorável para o uso do SUAP, a DGTI sugeriu o uso do sistema Helios Voting como ferramenta para a votação remota
publicado: 14/03/2022 16h00 última modificação: 14/03/2022 16h05

A Comissão Eleitoral Central (CEC) do IFPB, responsável pelo processo de consulta para Reitor e Diretores Gerais dos Campi, para o quadriênio 2022-2026, recebeu nesta segunda-feira (14) o parecer da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) a respeito do uso do SUAP como sistema de votação remoto no processo de consulta à comunidade do IFPB, para os cargos de Reitor e Diretores Gerais dos campi - quadriênio 2022-2026 .

Através do PARECER 3/2022 - CDGS/DGTI/REITORIA/IFPB, direcionado à CEC, a DGTI afirmou não ser favorável à utilização do SUAP como sistema de votação remoto, principalmente pela possibilidade de alteração de e-mail indevida, além de ser possível a alteração do candidato que um eleitor votou via banco de dados.

Ao finalizar o referido parecer, a DGTI sugeriu a utilização de um outro sistema, o Helios Voting, um sistema de votação online com auditoria aberta, já utilizado por diversos outros Institutos Federais e Universidades Federais para processos de escolha de Reitor e Diretores Gerais, e que possui vários pareceres favoráveis de diversas instituições que o utilizaram com sucesso durante o período da pandemia do Covid-19.

Para o Presidente da CEC, prof. Fábio Albuquerque, "passado o impacto do parecer, o uso do sistema Helios Voting trará mais segurança e legitimidade ao processo, pois possui parecer favorável de várias outras instituições de educação que já o utilizaram durante a pandemia e tiveram seus processos de consulta aprovados pelo MEC".

Confira o Parecer da DGTI clicando AQUI.

Com a impossibilidade de uso do SUAP como ferramenta de votação, ficam adiadas a live de esclarecimento e a simulação de votação programadas para amanhã (15) e quinta-feira (17), respectivamente.

Novas datas para estes eventos serão divulgadas nos próximos dias pela CEC.