Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Acolhimento terapêutico em parceria com a clínica de psicologia do Unipê é ampliado

Estudantes e servidores interessados em atendimento devem entrar em contato com o NAPS do seu campus
por Patrícia Nogueira publicado: 15/03/2022 10h14 última modificação: 17/03/2022 09h57

O IFPB, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em parceria com a Clínica Escola de Psicologia do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), está ampliando o projeto de acolhimento terapêutico na área de saúde mental para todos os campi.

Nesta terça-feira (15) às 17h, será realizado um trabalho terapêutico com a participação da supervisora da Clínica-Escola, professora Ana Sandra Fernandes, estudantes do 10º período do curso de Psicologia do Unipê e estudantes do IFPB. De acordo com a Coordenadora de Atenção à Saúde do Estudante, a psicóloga Ana Carolina Simões, será um momento de acolhimento e escuta dos estudantes em articulação com os Núcleos de Acompanhamento Psicossocial (NAPS) dos campi. “Além do disso, haverá espaços de realização de oficinas, debates, rodas de conversa ou outros mecanismos online, buscando melhorar a saúde mental de toda comunidade”.

Os interessados em participar do projeto devem procurar o NAPS do seu campus. Confira aqui a lista de contatos. “Neste momento delicado pelo qual estamos passando, é muito importante a participação e o engajamento dos estudantes e coordenadores dos NAPS,” comentou a psicóloga da reitoria, esclarecendo que tanto estudantes como servidores podem ser beneficiados. Simões ressaltou o importante trabalho realizado pelos psicólogos escolares do IFPB: “Ao perceber situações em que o estudante precisa de um atendimento clínico mais contínuo, são feitos encaminhamentos para a rede externa como os Centros de Atenção Psicossocial, policlínicas ou buscando parcerias com instituições externas, como a Unipê. “Em cada campus há uma Equipe de Referência em Saúde Mental (ERSM) que estão integradas aos NAPS”, disse.

Os primeiros campi beneficiados com o atendimento em parceria com o Unipê foram: Santa Luzia, Catolé do Rocha, Itaporanga, Santa Rita, Itabaiana, Mangabeira, Esperança, Guarabira, Areia, Pedras de Fogo, Cabedelo Centro e Soledade. Com a ampliação, em 2022, todos os campi serão atendidos.

A parceria com o Unipê nasceu da crescente preocupação do IFPB com a saúde mental em tempos de pandemia e foi viabilizada em 2021 através da atuação do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo e da psicóloga e assistente Ana Carolina Simões, ambos membros do Grupo de Trabalho em Saúde Mental da instituição.