Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > IFPB receberá novos estudantes estrangeiros e certificará turma pioneira

IFPB receberá novos estudantes estrangeiros e certificará turma pioneira

Arinter e Coordenação PEC-G organizam atividades do “Welcome Day/Week”, de 21 a 25 de fevereiro
por Ana Carolina Abiahy publicado: 09/02/2022 16h39 última modificação: 09/02/2022 16h39

O Instituto Federal da Paraíba deve receber mais 29 estudantes estrangeiros neste mês de fevereiro. A segunda turma do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) vai ganhar uma semana de recepção especial preparada pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (Arinter) e a Coordenação PEC-G. A 2ª edição do Welcome Day/Week está prevista para acontecer de 21 a 25 de fevereiro com variada programação.

Todos os novos alunos do PEC-G são do continente africano: Mali, Nigéria, Congo/Brazzaville, Benim, Quênia, Camarões e Guiné Equatorial. O PEC-G é fruto de acordos que o Brasil tem na área de educação, cultura ou ciência e tecnologia. A assessora da Arinter-IFPB, Mônica Montenegro, explica que os próprios estudantes é que se apresentam às Embaixadas ou Consulados do Brasil no exterior demonstrando interesse em participar das seleções para vir fazer graduação em nosso país.

PEC G concluintes de 2021 IFPB.jpeg Os interessados devem ter concluído ou estar no último ano do correspondente ao ensino médio brasileiro. “Eles não podem ser cidadãos brasileiros, mesmo que detentores de dupla nacionalidade, ou portadores de visto para o Brasil”, esclarece a professora Mônica. Os candidatos indicam duas cidades e duas opções de cursos. Segundo Mônica, tem sido notado um aumento do interesse em fazer a graduação no Nordeste. No IFPB, há um crescimento no número de alunos: a turma pioneira tinha 17 pessoas e agora já teremos 29.

Uma vez selecionados para o Brasil, eles fazem este curso preparatório de um ano, o Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE). Na Paraíba, somente o IFPB e a Universidade Federal da Paraíba, ambos no campus João Pessoa, realizam este curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) organizado pelo MEC/INEP. O Celpe-Bras é aplicado no final do ano e determina a entrada dos estrangeiros nos cursos de graduação brasileiros. PEC G IFPB CLIPE ARINTER.jpg

Da turma pioneira, quatro ingressarão no Ensino Superior do IFPB, nos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica, nos Campi Campina Grande e João Pessoa, respectivamente. Os outros 13 já iniciaram seus estudos na Universidade Federal de Campina Grande.

Estes pioneiros receberão os seus certificados do Clipe e de proficiência do exame interno de português para estrangeiros, no dia 21 de fevereiro, às 13h30, no Auditório da Reitoria do IFPB, com transmissão pela TV IFPB. No mesmo evento, deve ocorrer a recepção à nova turma, com entrega do kit institucional. A solenidade deve contar com a presença do reitor Nicácio Lopes, as Pró-reitorias de Ensino e Extensão e Cultura e Diretoria Geral do Campus João Pessoa.

Em 22 de fevereiro, a semana de recepção continua com Tour pelo Campus João Pessoa. No dia 23, está prevista uma Roda de Conversa com os estudantes sobre “Ações Afirmativas no IFPB: uma instituição diversa que afirma as diferenças”, seguida de tour pelo bairro de Jaguaribe, incluindo visita à Feira. No dia seguinte, está programada Palestra sobre Assistência Estudantil e Apresentação da equipe do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros. No dia 25, deve ocorrer um Passeio Cultural pelos principais pontos turísticos da capital paraibana.

O PEC-G é desenvolvido pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com instituições de ensino superior públicas e particulares. São selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem e com idade entre 18 e 23 anos. Os acordos preveem o compromisso do aluno de regressar ao seu país de origem e contribuir com a área na qual se graduou.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Imagens: cedidas pela Arinter