Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Gestão de riscos é tema de capacitação no IFPB

Noticia

Gestão de riscos é tema de capacitação no IFPB

A Diretoria de Planejamento Institucional realizou a capacitação uma capacitação sobre gestão de riscos, destinada à equipe da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas
por publicado: 02/02/2022 17h18 última modificação: 02/02/2022 17h18

A Diretoria de Planejamento Institucional (DPI) realizou, na manhã desta quarta-feira (2), uma capacitação sobre gestão de riscos, destinada à equipe da Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP). A capacitação, que teve a participação da equipe da DPI,  atendeu a 11 servidores da DGEP, dentre eles o diretor-geral de Gestão de Pessoas, Daniel Vitor. 

O encontro teve a finalidade de auxiliar a DGEP no mapeamento e gerenciamento dos riscos, através de planos de contingenciamento, nos seus mais diversos macroprocessos, antecipando-se assim às incertezas que podem fragilizar e prejudicar a área. De acordo com a diretora da DPI, Elaine Brito, a  temática pertinente à gestão de risco, está cada vez mais presente no serviço público e deve ser tratada obrigatoriamente pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, conforme reza a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU Nº 01/2016 e o Decreto n°9.203, de 22 de novembro de 2017, dada a sua relevância para a sobrevivência das instituições e melhor prestação de serviço.

A capacitação foi conduzida pela diretora Elaine Brito, o evento ocorreu virtualmente através da plataforma Google Meet com a apresentação sobre o Sistema de Gestão de Riscos integrado ao Planejamento Estratégico Decenal, abordando os principais conceitos relacionados ao tema e a sua importância e aplicação no IFPB. Também foi realizada uma leitura dinâmica conjunta das principais normas referentes à governança,  gestão de riscos e controles internos. Após a leitura, a equipe realizou uma sessão de brainstorming para iniciar a identificação dos riscos. Com o treinamento, a equipe DGEP está incumbida de concluir o mapeamento dos riscos e encaminhar os Termos de Adesão à Política Institucional de Gestão de Riscos, o Termo de Adesão à Gestão de Riscos e o Termo de Ciência Rotina Diária à DPI para formalização do processo.

“A DPI vem realizando as capacitações sobre a gestão de riscos desde 2017 e continuará com o intuito de contemplar todas as áreas, inclusive os Campi, da instituição”, destacou a diretora Elaine.

*DGCOM com informações da Diretoria de Planejamento Institucional