Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Formato de debates na campanha à Reitoria foi definido em reunião

Noticia

Formato de debates na campanha à Reitoria foi definido em reunião

Comunidade poderá enviar perguntas por WhatsApp até a véspera
por Ana Carolina Abiahy publicado: 24/02/2022 18h03 última modificação: 24/02/2022 18h03

A Comissão Eleitoral Central (CEC) realizou mais uma reunião com docentes que se candidataram à Reitoria do IFPB para definir os detalhes acerca dos debates. A reunião virtual no google meet foi realizada à tarde e teve a presença da candidata Mary Roberta Meira Marinho e do candidato Denis Barros Barbosa, e assessores. O candidato Marcus Damião de Lacerda não compareceu.

A reunião iniciou com a leitura da minuta sobre os debates por parte da relações públicas Mayara Guimarães. Em seguida, Mary Roberta e Denis, e os assessores puderam fazer suas sugestões de alteração. Cada ponto foi discutido atentamente por todos e algumas situações exigiram votação da Comissão Eleitoral Central, para chegar a acordo.

Os pontos de maior divergência foram a respeito dos temas que vão fazer parte do debate. A minuta partiu de temas que foram discutidos em 2018, mas foi necessária a atualização, inclusão de novas temáticas ou exclusão. O formato de debates prevê ainda um bloco com temas livres para que os candidatos possam fazer perguntas um ao outro. Confira os temas.

O Instituto Federal da Paraíba terá três debates entre docentes que disputam a Reitoria. As datas são: 08 de março, 22 de março e 04 de abril. Todos os debates serão realizados, sem plateia, no auditório da Reitoria do IFPB. A transmissão será realizada ao vivo no canal da TV IFPB, no YouTube. Presencialmente, apenas candidatos, mediação, assessoria (limitada a três pessoas por candidatura) e a Comissão Eleitoral devem participar, além de servidores da Coordenação de Produção Audiovisual.

A convocação para participar dos debates será feita por e-mail e é preciso confirmar a participação em até 72 horas antes da realização. Inicialmente, cada um terá três minutos para se apresentar e falar do Plano de Gestão. Haverá bloco com perguntas entre candidatos, com direito a réplica e tréplica. O tempo de cada pergunta e resposta já está definido.

A comunidade poderá enviar perguntas que serão respondidas pelos candidatos durante um bloco de 40 minutos. As perguntas devem ser enviadas por WhatsApp até a véspera de cada debate. Será preciso se identificar e respeitar todo o regimento eleitoral.

A CEC também estará atenta a qualquer desrespeito às normas eleitorais, o que pode resultar em direito de resposta. Foi definido que o bate-papo do YouTube deve estar inativado para os debates. Os debates devem ocorrer no período da tarde. O presidente da CEC, Fábio Albuquerque, destaca que o formato pode orientar as comissões dos campi durante a realização de debates para o cargo da direção-geral. A eleição no IFPB será eletrônica, via suap, no dia 06 de abril. 

registrado em: