Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Estudantes podem se cadastrar em Banco de Especialistas para participar de projetos do Polo de Inovação

Noticia

Estudantes podem se cadastrar em Banco de Especialistas para participar de projetos do Polo de Inovação

Projetos em parceria com o setor produtivo são remunerados e podem equivaler a um estágio
por Patrícia Nogueira publicado: 07/02/2022 10h37 última modificação: 07/02/2022 10h40

O Polo de Inovação do IFPB está cadastrando estudantes regularmente matriculados para compor o seu Banco de Especialistas. O cadastro permite que o estudante participe de projetos junto a empresas.

De acordo com a Coordenadora de Gestão de Projetos, Juliana Medeiros, este ano estão abertas seleções para atuar em novos projetos de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PD&I): “temos os projetos LANDIS+GYR (com 1 vaga), CLARIOS (2 vagas) e HEIM (1 vaga). Além de demandas de reposição de alunos de projetos de 2021”, afirmou.

Para estas vagas são selecionados estudantes de cursos como Sistemas para Internet, Redes de Computadores, Engenharia Elétrica, Automação Industrial, Telecomunicações, Engenharia da Computação, entre outros cursos correlatos. Também Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, entre outros. Juliana lembrou que a participação dos estudantes junto a estes projetos oferece muitas vantagens, dentre elas a possibilidade de ter equivalência com o estágio obrigatório do curso. “Além disso o estudante poderá fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema trabalhado no projeto”, informou.

Em 2022 estão previstos para serem executados nove projetos. A cada projeto pactuado são ofertados 4 vagas para estudantes com bolsa, totalizando 36 oportunidades em 2022 e 20 em 2023.

 Ao fazer parte do banco de especialistas do Polo de Inovação, o estudante passa por capacitações que oferecem melhorias na sua formação. Um exemplo é a capacitação 4.0 que irá injetar mais 16 vagas este ano. De acordo com o Coordenador de Formação de Recursos Humanos, Alex Sandro Cunha, este programa vai ofertar 16 vagas a mais para formação de estudantes (com bolsa) no ano de 2022 e mais 16 no ano de 2023. “Dessas 16 vagas (em cada ano), 8 são para alunos do técnico, 6 para alunos de graduação e 2 para alunos de mestrado”, lembrou o coordenador Alex.

Para fazer parte do banco de especialistas é necessário preencher o cadastro. Acesse aqui o edital de credenciamento. Há oportunidades não só para estudantes, como também para servidores pesquisadores e profissionais do quadro externo ao IFPB. Após se inscrever, os candidatos passam pela fase de análise de uma comissão de avaliação, composta pela direção e equipe de gestão do Polo-IFPB. Uma vez satisfeitos ou não os critérios mínimos para deferimento da inscrição, o candidato receberá a notificação individualmente.

Além de estudantes, servidores pesquisadores do IFPB e profissionais externos podem se cadastrar junto ao Banco de Especialistas e participar de projetos em parceria com o setor produtivo.

 Editais de Credenciamento - 2022 

Conheça um pouco sobre a formação dos estudantes participantes do Polo de Inovação.