Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Conselho Superior do IFPB aprova Protocolo de Biossegurança

Noticia

Conselho Superior do IFPB aprova Protocolo de Biossegurança

Documento prevê apresentação do passaporte vacinal com esquema completo nas dependências do IFPB
por Patrícia Nogueira publicado: 23/02/2022 10h36 última modificação: 04/03/2022 18h03

O Conselho Superior do IFPB aprovou em reunião nesta quarta-feira (23), por unanimidade, o Protocolo de Biossegurança que traz, dentre outros aspectos, a exigência do passaporte vacinal em todas as unidades para a realização de atividades presenciais. A matéria já passou pelo Colégio de Dirigentes e pelo Comitê de Crise.

“Este é um momento histórico para a nossa instituição”, afirmou o Reitor Nicácio Lopes, presidente do Conselho Superior, ao enfatizar que o IFPB tem suas decisões pautadas de forma coerente com a ciência. “Estamos dando um passo importante para a história do instituto. O protocolo já foi aprovado pela instância do Colégio de Dirigentes e Comitê de Crises e agora pelo Conselho Superior, que tem uma composição eclética com representantes de todos os segmentos acadêmicos e também da sociedade civil organizada e setores produtivos”, destacou o Reitor Nicácio.

A relatoria do processo ficou a cargo da conselheira Maria Claudia Brandão, que fez destaques para vários aspectos como: a finalidade do protocolo, orientações e adequações concernentes a infraestrutura do IFPB para receber as atividades presenciais, organização de ambientes coletivos e aspectos comportamentais. A relatora também historicizou o processo e ressaltou as normativas em que o protocolo está baseado além da sua necessidade de atualização constante, tendo em vista o dinamismo do cenário pandêmico e o surgimento de novos estudos científicos.

O processo foi elogiado pelos membros do conselho que destacaram a necessidade do retorno as atividades presenciais e o cuidado com a biossegurança da comunidade, mantendo as recomendações necessárias para evitar o contágio e a disseminação do Covid-19. “Aprovar o protocolo de biossegurança é pensar na vida das pessoas, parabenizo a instituição na condução desse processo. O IFPB está saindo a frente de outras instituições”, disse o conselheiro Sérgio Gouveia Martins, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado representante das entidades patronais.

Com o retorno as atividades presenciais em vários campi do IFPB, as unidades já vêm organizando o fluxo de apresentação do passaporte vacinal e colocando em prática as recomendações do protocolo de biossegurança.

Acesse aqui a resolução 02/2022 e o protocolo de biossegurança.

Acesse aqui a Consulta a Procuradoria Federal quanto a exigência do Passaporte Vacinal