Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Comissão Eleitoral Central se reúne com candidatos à Reitoria

Noticia

Comissão Eleitoral Central se reúne com candidatos à Reitoria

Formato de debates e espaço para divulgação no site do IFPB foram os temas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 17/02/2022 16h50 última modificação: 17/02/2022 18h04

A Comissão Eleitoral Central (CEC) realizou reunião com os candidatos ao cargo de reitor(a) do Instituto Federal da Paraíba, na tarde desta quinta-feira. O encontro foi virtual, via Google Meet, e contou com a presença dos candidatos Mary Roberta Marinho e Denis Barros Barbosa e seus assessores. O candidato Marcos Damião não se fez presente e não enviou representante.

O presidente da CEC Fábio Albuquerque mostrou o espaço no site do IFPB que já está disponível para apresentação dos candidatos e de suas propostas. O próprio presidente Fábio escolheu as fotos dos candidatos, retiradas de suas redes sociais. Confira neste link a área dos candidatos no site. O espaço virtual conta com os links para as redes sociais, indicadas pelos três candidatos, e o Plano de Gestão de cada um.

Atendendo convite da Comissão, a relações públicas Mayara Guimarães apresentou uma proposta de formato de debates. Todos seriam virtuais, tendo em vista a pandemia, sendo transmitidos ao vivo, no canal da TV IFPB, no YouTube. A ideia é que seja realizado no auditório Coriolano de Medeiros, no prédio da Reitoria, porém sem público. Durante a reunião, ficou decidido que apenas três assessores dos candidatos, no máximo, poderiam acompanhar o debate presencialmente, para preservar o distanciamento social.

A proposta inicial era de três debates, sendo cada um direcionado a um segmento específico da comunidade acadêmica. Mas, os candidatos e seus assessores não aceitaram o formato de segmentar o público-alvo. Então, os debates terão temas que interessam a todos: docentes, técnico-administrativos e estudantes. Inicialmente, se propôs debates em uma mesma semana de março, mas os candidatos sugeriram um maior espaçamento entre as datas.

Após as observações dos candidatos, a Comissão sugeriu que os debates ficassem marcados para as datas de 08 de março, 22 de março e 04 de abril. Há um encaminhamento para consultar as datas junto à TV IFPB para poder confirmar os eventos. Foi feita também uma observação para que as datas não coincidam com debates que estejam sendo realizados com os candidatos à direção geral nos campi. São 16 campi com eleição neste ano.

Fábio Albuquerque também consultou os candidatos sobre a divulgação de suas respectivas agendas no site. A ideia é que seja divulgada na semana anterior às atividades, na mesma área do site direcionada aos candidatos. Foi sugerido que a agenda seja a do google, para facilitar a alteração dos compromissos, sempre que os candidatos mudem as atividades. A informação da conta (email) do google, vinculada a agenda de campanha, deve ser enviada via requerimento eletrônico à Comissão Central até amanhã, após atualização das ações de campanha dos candidatos para a próxima semana. 

A reunião discutiu ainda a presença dos candidatos durante aulas para expor a candidatura. Conforme orientação da CEC, pode ser concedido espaço de no máximo 15 minutos, ao final das aulas, para apresentação de candidatos. O presidente da CEC, Fábio Albuquerque, observou que os docentes precisam dar espaço idêntico aos demais candidatos, no caso de aceitar algum deles em sala de aula presencial ou virtual.  

registrado em: