Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Comissão Eleitoral Central se reúne com candidatos à Reitoria

Comissão Eleitoral Central se reúne com candidatos à Reitoria

Formato de debates e espaço para divulgação no site do IFPB foram os temas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 17/02/2022 16h50 última modificação: 17/02/2022 18h04

A Comissão Eleitoral Central (CEC) realizou reunião com os candidatos ao cargo de reitor(a) do Instituto Federal da Paraíba, na tarde desta quinta-feira. O encontro foi virtual, via Google Meet, e contou com a presença dos candidatos Mary Roberta Marinho e Denis Barros Barbosa e seus assessores. O candidato Marcos Damião não se fez presente e não enviou representante.

O presidente da CEC Fábio Albuquerque mostrou o espaço no site do IFPB que já está disponível para apresentação dos candidatos e de suas propostas. O próprio presidente Fábio escolheu as fotos dos candidatos, retiradas de suas redes sociais. Confira neste link a área dos candidatos no site. O espaço virtual conta com os links para as redes sociais, indicadas pelos três candidatos, e o Plano de Gestão de cada um.

Atendendo convite da Comissão, a relações públicas Mayara Guimarães apresentou uma proposta de formato de debates. Todos seriam virtuais, tendo em vista a pandemia, sendo transmitidos ao vivo, no canal da TV IFPB, no YouTube. A ideia é que seja realizado no auditório Coriolano de Medeiros, no prédio da Reitoria, porém sem público. Durante a reunião, ficou decidido que apenas três assessores dos candidatos, no máximo, poderiam acompanhar o debate presencialmente, para preservar o distanciamento social.

A proposta inicial era de três debates, sendo cada um direcionado a um segmento específico da comunidade acadêmica. Mas, os candidatos e seus assessores não aceitaram o formato de segmentar o público-alvo. Então, os debates terão temas que interessam a todos: docentes, técnico-administrativos e estudantes. Inicialmente, se propôs debates em uma mesma semana de março, mas os candidatos sugeriram um maior espaçamento entre as datas.

Após as observações dos candidatos, a Comissão sugeriu que os debates ficassem marcados para as datas de 08 de março, 22 de março e 04 de abril. Há um encaminhamento para consultar as datas junto à TV IFPB para poder confirmar os eventos. Foi feita também uma observação para que as datas não coincidam com debates que estejam sendo realizados com os candidatos à direção geral nos campi. São 16 campi com eleição neste ano.

Fábio Albuquerque também consultou os candidatos sobre a divulgação de suas respectivas agendas no site. A ideia é que seja divulgada na semana anterior às atividades, na mesma área do site direcionada aos candidatos. Foi sugerido que a agenda seja a do google, para facilitar a alteração dos compromissos, sempre que os candidatos mudem as atividades. A informação da conta (email) do google, vinculada a agenda de campanha, deve ser enviada via requerimento eletrônico à Comissão Central até amanhã, após atualização das ações de campanha dos candidatos para a próxima semana.

A reunião discutiu ainda a presença dos candidatos durante aulas para expor a candidatura. Conforme orientação da CEC, pode ser concedido espaço de no máximo 15 minutos, ao final das aulas, para apresentação de candidatos. O presidente da CEC, Fábio Albuquerque, observou que os docentes precisam dar espaço idêntico aos demais candidatos, no caso de aceitar algum deles em sala de aula presencial ou virtual.