Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Abertas inscrições para o Programa Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas

Noticia

Abertas inscrições para o Programa Bolsa Permanência para estudantes indígenas e quilombolas

O período de inscrições vai até o dia 28 de fevereiro
por publicado: 04/02/2022 17h22 última modificação: 07/02/2022 14h51

Estão abertas as inscrições para o Programa Bolsa Permanência do Governo Federal. De acordo com a portaria MEC nº 42, do Diário Oficial da União, publicada em 21 de janeiro de 2022, o Programa é destinado a estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação presenciais do IFPB. O período de inscrição vai até o dia 28 de fevereiro.  O objetivo do Programa é proporcionar um auxílio financeiro aos estudantes a fim de minimizar as desigualdades sociais. O valor da bolsa é pago diretamente ao estudante de graduação, por meio de um cartão de benefício concedido pelo Ministério da Educação. 

Acesse aqui o Informativo Bolsa Permanência

A inscrição é feita no site do MEC, por meio deste link , o estudante deve ler o Manual de Gestão do Programa, disponível aqui, acessar o sistema de bolsas sisbp.mec.gov.br  e criar senha para liberar o acesso ao site. Quando acessar o sistema, aluno deverá preencher completamente o questionário sócio econômico e cultural e anexar os Termos de Compromisso e de Etnia, devidamente preenchidos e assinados.

Os documentos solicitados, também, deverão ser digitalizados e encaminhados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantil (PRAE) através do e-mail Bolsapermanencia@ifpb.edu.br. O e-mail também é disponibilizado para tirar dúvidas dos candidatos. A documentação exigida deverá atender as seguintes orientações: no campo assunto o aluno deverá preencher da seguinte forma: DOCUMENTAÇÃO NOME COMPLETO (Ex.: DOCUMENTAÇÃO JOSÉ DA SILVA); enviar todos os documentos no mesmo e-mail; observar se a documentação está nítida, legível, sem rasuras e contempladas nos dois lados (frente e verso).

O número de vagas e o valor da bolsa percebida por cada beneficiário ainda não foram divulgados pelo MEC. De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis, Suelanio Viegas, o Programa está passando por algumas mudanças, e dentre as modificações está a quantidade de vagas. “Antes o Programa era por livre demanda, ou seja, contemplava a todos os inscritos, agora, passaremos a ter vagas limitadas, dessa forma, é possível que a PRAE tenha que estabelecer critérios de seleção para selecionar os bolsistas”, esclareceu o diretor. Suelanio disse ,ainda, que a PRAE pretende ampliar o diálogo com o Ministério da Educação para contemplar a maior quantidade de alunos possível. 

Texto: Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Arte: Luzivan Silva - Programador Visual do IFPB