Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > Aberta seleção de bolsistas de projetos de extensão e cultura do Campus Avançado Areia

Noticia

Aberta seleção de bolsistas de projetos de extensão e cultura do Campus Avançado Areia

Vagas são para estudantes dos cursos do campus e de pós-graduação do IFPB
por publicado: 03/02/2022 09h26 última modificação: 03/02/2022 09h26

O Campus Avançado Areia divulgou edital com o objetivo de selecionar discentes de cursos técnicos de nível médio e de graduação, para atuarem como bolsistas em projetos de extensão e cultura do campus aprovados no Edital nº 63/2021-SETEC/MEC. Acesse aqui o edital.

O edital é voltado ao desenvolvimento de projetos destinados ao registro e ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas (MC), baseando-se em atividades de pesquisa, extensão e estímulo ao empreendedorismo e à inovação, nos eixos: 1. Diagnóstico sobre potencial IG ou MC e 2.Estruturação de IGs. O Campus Avançado Areia teve dois projetos aprovados: Loiceiras da Chã da Pia e Cachaça de Areia.

As inscrições acontecem até o próximo dia 08 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico disponível neste link ou presencialmente no campus. Estão sendo ofertadas, ao todo, 05 (cinco) vagas, sendo 04 vagas para o PERFIL 01 e 01 vaga para o PERFIL 02.

Para se candidatar a vaga de discente bolsista (PERFIL 1), o interessado deve estar regularmente matriculado em curso técnico subsequente do IFPB ofertado pelo Campus Avançado Areia; ter, obrigatoriamente, currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; estar em dia com suas obrigações acadêmicas e ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicar-se às atividades do projeto, sem prejuízo das demais atividades; além de não ser beneficiário de bolsa de outros programas de Ensino, de Pesquisa e de Extensão e Cultura, pagas com recursos da dotação orçamentária do IFPB. 

Já para se candidatar a vaga de discente bolsista (PERFIL 2), o interessado deve estar regularmente matriculado e ativo em programas de pós-graduação na área de Inovação, nível stricto sensu, no IFPB; ter, obrigatoriamente, currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; não ser beneficiário de outra bolsa do IFPB; apresentar formulário de inscrição segundo os modelos anexos ao presente Edital e fornecer todas as informações solicitadas para a submissão da proposta; ter conhecimento em conceitos e aplicações de propriedade intelectual e de transferência  de tecnologia, busca de anterioridades, redação de patentes, metodologia da pesquisa científico-tecnológica e inovação, gestão da transferência de tecnologia em ambientes de inovação; além de estar em dia com suas obrigações acadêmicas e ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para dedicar-se às atividades do projeto.

Os valores das bolsas são de R$400,00 (quatrocentos reais) para bolsistas do PERFIL 1 e R$ 1.100,00 (mil e cem reais) para bolsistas do PERFIL 2A seleção acontece por meio de análise documental e entrevistas. De acordo com o cronograma do edital, o resultado preliminar será divulgado no dia 14 de fevereiro e o resultado final no dia 16 do mesmo mês. No caso de dúvida, o candidato poderá entrar em contato com o campus por meio do endereço eletrônico: cca.areia@ifpb.edu.br .

Verônica Rufino - Assessora de Comunicação da PROEXC/IFPB