Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 02 > A importância das eleições internas no IFPB na opinião de quem ajudou a construir a história da instituição

Eleição para Reitor e 16 Diretores Gerais será em abril
por Heranir Oliveira publicado: 28/02/2022 06h57 última modificação: 07/03/2022 11h55

Fundamental para o exercício da democracia em nosso país o voto se traduz na expressão maior da cidadania. É através dele que a pessoa exerce seu direito de ser um participante ativo na escolha de seus representantes. No IFPB a comunidade acadêmica terá essa oportunidade nas eleições internas para Reitor e 16 Diretores Gerais que acontecerá em abril próximo.

Se hoje em dia a escolha de dirigentes no IFPB é feita através de uma consulta pública junto à comunidade acadêmica, antigamente a indicação era feita por um conselho de representantes. Quem ajudou a construir o legado de conquistas e vitórias de uma instituição centenária como a nossa, sabe a importância de um processo eleitoral.

O ex-diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Espedito Pereira, que atuou no período de 1983 a 1991, foi o primeiro gestor eleito em nossa instituição numa eleição por voto paritário e democrático. “Isso aconteceu no meu segundo mandato quando fui eleito por votação” conta. Espedito acha importante poder expressar as opiniões através do sufrágio. “O voto é a expressão clara e evidente da soberania do país e da liberdade de cada indivíduo que nele mora”.

Bráulio Pereira Lins que foi ex-diretor da Escola Técnica Federal da Paraíba, entre 1991 e 1995 viveu a implementação do processo eleitoral com a participação de alunos, servidores e docentes. Ele fez um apelo para a participação efetiva da comunidade acadêmica. “Conclamo professores, alunos e servidores a participarem das eleições, de terem a liberdade de escolha dos seus representantes numa instituição que tem representado muito bem o processo educacional na Paraíba”.

Outro ex-gestor bastante querido na instituição é o professor Itapuan Bôtto Targino, que foi diretor da Escola Técnica Federal entre 1964 e 1983. “Acho importante esse procedimento que foi implantado de forma inédita no Brasil e depois copiado por outros países que não adotavam o sistema democrático de escolha dos dirigentes. A eleição representa a participação direta da comunidade na escolha dos seus chefes maiores” comentou.

foto_reitor.jpgO reitor Nicácio Lopes que encerra neste ano seu segundo mandato, disse que a participação efetiva da comunidade nas eleições internas confere legitimidade e representatividade ao processo de consulta. “Esse é um momento de celebração da democracia acadêmica. É importante que todos conheçam os candidatos, os planos de gestão, o que eles têm de propostas nas áreas e eixos temáticos da instituição para os próximos quatro anos”. Nicácio ressaltou também a importância de observar o comportamento, a postura e a conduta de cada um dos candidatos.

O Decreto nº 6.986/2009, de 20 de outubro de 2009, que regulamenta artigos da Lei nº 11.892/2008 disciplina o processo de escolha de Dirigentes no âmbito dos Institutos Federais por meio de voto paritário.

As eleições para Reitor e para 16 Diretores Gerais dos Campi são para o quadriênio 2022-2026. O primeiro turno de votação acontece em 6 de abril, se for necessário segundo turno, está reservada a data de 13 de abril. Todas as informações sobre as eleições do IFPB podem ser acessadas pelo endereço: https://ifpb.edu.br/eleicoes.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM