Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 01 > IFPB tem projetos aprovados em edital do Ministério da Educação

IFPB tem projetos aprovados em edital do Ministério da Educação

Trata-se de Chamada Pública voltada ao desenvolvimento de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas
por publicado: 25/01/2022 16h40 última modificação: 25/01/2022 16h40

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) teve três projetos selecionados no Edital Nº 63/2021 - Setec/MEC, voltado ao desenvolvimento de projetos destinados ao registro e ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas (MC), baseando-se em atividades de pesquisa, extensão e estímulo ao empreendedorismo e à inovação, nos eixos: 1. Diagnóstico sobre potencial IG ou MC e 2.Estruturação de IGs.

Segundo o coordenador de Propriedade Intelectual do IFPB, Valdecir Moreno, a coordenação, vinculada à nova Agência de Inovação do IFPB-NEO, desenvolveu estratégias junto às Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e de Extensão com vistas a atender os requisitos mínimos para participar do certame. “No total, a Setec/MEC, disponibilizou apenas 15 vagas em cada eixo, para todo o Brasil. Após análise de viabilidade, selecionamos 4 projetos, sendo 2 para cada eixo. O resultado saiu nesta semana, com aprovação de três projetos para início da execução no próximo mês”.

No eixo I, os projetos intitulados “Abacaxi de Pedras de Fogo”, do Campus Pedras de Fogo e “Loiceiras da Chã da Pia”, do Campus de Areia, foram selecionados. No eixo II, foi selecionado o projeto “Cachaça de Areia”, do mesmo campus. “Até então, o IFPB já se destacava com proteções relativas a Programas de Computador, algumas patentes e desenho industrial, mas nenhuma ação no sentido de IG. Dessa forma, o edital gerou uma expectativa no sentido de auxiliar pequenos produtores rurais ou serviços na conquista de selos de qualidade e indicação de origem”, explica o coordenador.

O município de Pedras de Fogo é o segundo maior produtor de abacaxi da Paraíba e o terceiro do país. Neste sentido, segundo Fred Campos, diretor local, o objetivo do campus é “formar uma cooperativa para reforçar todo o processo produtivo da fruta e seus derivados, com foco na inovação e na produção orgânica, tornando Pedras de Fogo ‘a cidade do abacaxi’”. Para o diretor, a aprovação no edital é importante para todo o IFPB. “O universo da inovação está crescendo no nosso instituto e o nosso campus está muito feliz em fazer parte desse seleto grupo de inovadores”.

Já Cláudia Brandão, diretora do Campus Areia destaca o papel do Instituto em fazer uso de sua rede para descobrir os potenciais de cada região da Paraíba. “Temos muitas riquezas que precisam ser divulgadas e igualmente protegidas. O município de Areia, em particular, é composto por um povo criativo e trabalhador, que desenvolve produtos com excelente qualidade e respeito às suas origens, daí a importância de registrar e agregar valor!” Ainda segundo a gestora, o campus vem trabalhando em busca do desenvolvimento regional através de capacitações e coordenação de projetos que auxiliem o APL para amplo crescimento. “O estudo para IG requer dedicação e envolvimento de muitas pessoas da área, mas a possibilidade do registro de marca coletiva e o selo de procedência trarão muitos benefícios ao município e região”, finaliza.

Verônica Rufino - Assessora de Comunicação da PROEXC/IFPB