Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Reitoria itinerante Web é realizada no Campus Patos

Reitoria itinerante Web é realizada no Campus Patos

Programa abriu espaço para ouvir estudantes e servidores
por Patrícia Nogueira publicado: 06/12/2021 17h39 última modificação: 06/12/2021 17h39

Dando continuidade ao diálogo participativo junto à comunidade acadêmica, o Programa Reitoria Itinerante Web visitou de forma virtual o Campus Patos nesta segunda-feira (06). Durante o turno da manhã foi realizada a audiência com os estudantes e, no turno da tarde, com os servidores.

Como é de costume nas edições da Reitoria Itinerante seja no modelo presencial, como no modelo virtual, são ouvidos os pontos previamente selecionadas das demandas mais importantes e urgentes a serem solucionadas no campus.

Abrindo a rodada de cada reunião foi realizada a apresentação musical com o estudante Tomaz Martins. Em seguida, o Diretor Geral, Ronaldo de Lima, fez a prestação de contas. Foram mostradas as ações de melhorias realizadas no período de 2018 a 2021. Ronaldo apontou ações como compra de equipamentos, climatização de salas de aula, melhorias na acessibilidade, criação de novos cursos, compra de livros. “Durante a pandemia o campus trabalhou com muito empenho na doação de equipamentos de proteção individual e na campanha IFPB Solidário”, lembrou o Diretor Ronaldo que também pontuou o cumprimento das ações que estavam no seu plano de gestão.

Os Pró-Reitores Silvana Cunha (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Manoel Macedo (Assuntos Estudantis), Maryreitoria itinerante em patos - estudantes 2.jpg Roberta (Ensino) e Cleidenédia Oliveira (Extensão e Cultura) se fizeram presentes na reunião e mencionaram os bons indicadores que o Campus Patos vem apresentando nos últimos anos em diversas áreas.

O Reitor Nicácio Lopes, em seu discurso, lembrou que foi no Campus Patos, no ano de 2015, onde foi realizada a primeira edição da Reitoria Itinerante. Um dos resultados dessa primeira audiência pública foi a construção do restaurante estudantil, fruto de uma reivindicação da comunidade. “A nossa intenção é melhorar significativamente as etapas: ingresso, permanência e êxito. A Reitoria Itinerante veio com o objetivo de captar as vozes e os olhares da nossa comunidade. É necessário, de forma coletiva, pensar e refletir sobre a dinâmica das políticas públicas institucionais criadas, executadas e desenvolvidas no âmbito do IFPB”, disse o reitor.

No turno da manhã foram discutidos 5 pontos com os estudantes que ativamente participaram com indagações, questionamentos e reivindicações. Os pontos abordados foram: Criação e ampliação de laboratórios; aumento no quadro de professores; implantação de projeto de energia solar; ampliação no número de auxílios estudantis; compra de softwares.

Já no turno da tarde, com os servidores foram discutidos sobre aumento do número de servidores; implantação dereitoria itinerante web patos - servidores.jpg projeto de energia solar; construção de laboratórios de engenharia civil e auditório; reconhecimento da carga horária dos Técnicos-Administrativos em projetos de pesquisa e extensão; auxílio transporte; metodologia de implantação de novos cursos.

Ao final da tarde foi realizada a reunião de planejamento para traçar o plano de ação com a síntese das demandas. O Diretor Ronaldo explanou que serão eleitas as prioridades dentro dos pontos postulados na reitoria itinerante. O Reitor complementou: “escutamos, ponderamos e colocamos dentro da razoabilidade a possibilidade de captar recursos para prover, na medida do possível, e de acordo com as prioridades, as demandas apresentadas, com muita responsabilidade”.

reitoria itinerante web patos - servidores 2.jpgA reitoria se colocou à disposição para fazer com que o campus continue crescendo e mesmo diante das limitações orçamentárias irá buscar recursos para investimentos. “Estamos vivendo momentos difíceis no ponto de vista orçamentário, mas nada supera a força dessa instituição. Faremos com que o instituto se fortaleça e seja motivo de orgulho. Viva o instituto federal da Paraíba”, concluiu o Reitor Nicácio.