Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > PROEXC avalia ações de Extensão e Cultura em 2021

PROEXC avalia ações de Extensão e Cultura em 2021

Balanço de atividades foi realizado pela pró-reitora e diretores durante live Quinta da Extensão
por publicado: 27/12/2021 17h42 última modificação: 29/12/2021 21h23

“Um ano de muitas ações e conquistas para a Extensão e Cultura no IFPB”. A avaliação da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira, foi  realizada na última quinta-feira (23), durante a live Quinta da Extensão no Instagram da PROEXC.

Cleide destacou diversas ações realizadas durante o ano de 2021, como as publicações da Revista Práxis, a adesão aos programas Qualifica Mais Progredir e EnergIF que irão acontecer em 2022,  as ações voltadas à Curricularização da Extensão e a aprovação da Política de Extensão e Cultura do IFPB. “A política foi publicada recentemente, através da Resolução Consuper Nº 96/2021, e estabelece as diretrizes do desenvolvimento da Extensão no Instituto, com critérios definidos para atendimento das demandas da área. Foi de grande valia essa aprovação que traz um norte para a extensão e cultura na instituição”.

A realização do Encontro de Extensão e Cultura (ENEX 2021) também foi lembrado pela gestora. “Foram mais de 1.500 inscritos e 187 trabalhos apresentados por 526 autores de todo o país em 03 dias de evento. Mesmo com um evento remoto, conseguimos dar conta do recado e o ENEX foi um evento esplendoroso, repetindo o sucesso de 2019”.

Por fim, Cleide enfatizou a interação da PROEXC com os campi e com as demais pró-reitorias. “Essa interação é necessária, pois os coordenadores de extensão representam a PROEXC nos campi. Assim, precisamos apoiar e acompanhar as ações realizadas por eles. Já a integração com as pró-reitorias de Ensino e Pesquisa possui um impacto maior na formação e na vida dos nossos discentes”.

Na área da Cultura, o diretor George Glauber, destacou a realização do Prêmio IFPB de Artes Visuais e o lançamento da Coletânea de Poesia, Cordel, Contos e Crônicas. “Foram ações  de fomento e reconhecimento da produção literária e artística que incentivaram o aumento do repertório simbólico dos nossos estudantes e da comunidade em geral. Tivemos 27 inscrições realizadas no Prêmio, sendo 7 delas reconhecidas através de votação popular pelo Instagram, com um engajamento total de 2.407 pessoas. Já a Coletânea reuniu 72 textos oriundos do 2º Concurso Literário, e contou com a participação de estudantes, servidores e pessoas de todo o Brasil. Temos hoje mais de 724 visitas e 440 downloads da obra no site da Editora IFPB”.

A publicação da Coletânea da Rede Rizoma, o apoio contínuo aos Grupos, Coletivos Culturais e Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e o Festival de Intérpretes e Canções do IFPB  também foram lembrados pelo diretor. “O Festin foi ousado esse ano, nós encaramos todos os desafios e ele veio em formato diferente, com muitas novidades, como a inclusão da música instrumental e das escolas públicas do Estado. Tivemos, ao todo, 29 inscrições coletivas e 10 premiações, que aconteceram através de júri técnico e por meio de votação popular com 4.757 pessoas participando”, relatou Glauber.

Yana Dantas, diretora de Extensão Tecnológica, também participou da live. Ela contou as experiências do projeto IF Mais Empreendedor. “Este projeto foi fruto de uma adesão ao edital nacional e buscou assistir, através de consultoria, micro e pequenos empresários atingidos pela pandemia. Ao todo, foram 07 propostas aprovadas, cada uma atendendo, no mínimo, 5 empresas. Foi um edital muito relevante diante do contexto pandêmico”.

Em sua fala, ela também destacou as ações realizadas na área de iniciação tecnológica e a participação do IFPB na Expotec - maior feira de tecnologia do Nordeste, além da realização da Maratona de Empreendedorismo e Inovação do Instituto. “A nossa Maratona vem ganhando destaque nacional. Temos diálogos com outras instituições no país que estão gostando do formato e copiando a nossa ideia. Em 2021, foram contempladas 15 propostas excelentes".

Já Josi Batista, diretora de Extensão Popular e Rural, trouxe ao debate as ações do Programa de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar (PROAF). “É apaixonante falar do Programa, que veio para consagrar e delimitar o espaço destinado a agricultura familiar na academia. Aqui no IFPB muitos campi já trabalham com a temática e, diante da importância desse trabalho, nós lançamos o edital e contemplamos 22 propostas com ações extremamente relevantes, atendendo assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e o público específico do campo que vive em realidades difíceis. Esperamos que cada vez mais esse programa se fortaleça”, frisou.

Josi também destacou as demais vertentes da diretoria, como as ações de qualificação profissional, a exemplo dos projetos Qualifica Mulher e o Alvorada. “São cursos de capacitação com características extensionistas e demandas de ordem comunitária, de inclusão social de mulheres e de egressos do sistema prisional. São ações de grande dimensão que possibilitam a ressocialização das pessoas e inclusão ou reinclusão na vida social e produtiva”.

No próximo dia 06 de janeiro, a PROEXC irá realizar uma live dentro do Quinta da Extensão para apresentar as ações programadas para o ano de 2022.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC