Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Inaugurada a nova sede do Campus Esperança

Noticia

Inaugurada a nova sede do Campus Esperança

Novo prédio é considerado um marco estruturante da história do IFPB
por Gustavo Rodrigues publicado: 29/12/2021 12h58 última modificação: 29/12/2021 21h24

Com a presença da comunidade e de várias autoridades, o IFPB inaugurou, na tarde desta terça-feira (21), a nova sede do Campus Esperança. O novo prédio localiza-se às margens da Rodovia PB 121, no sentido Esperança-Areial, e é considerado um marco estruturante da história do IFPB.

Secretario Tomas.jpg“O IFPB é uma instituição que tem avançado, que tem conseguido dar conta da consolidação das estruturas, que é a finalização e entrega dos campi, e mais do que isso, tem se destacado pelo seu potencial de formação, de inovação, de aproximação do setor produtivo que consegue empreender no Estado da Paraíba”, afirmou o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant’Ana, representando o Ministro da Educação.

“Estou muito feliz e honrado de estar aqui neste evento, que marca um novo momento para o Campus de Esperança para que novos cursos possam ser estruturados, novas demandas possam ser atendidas, levando a educação profissional e tecnológica para a nossa população”, continuou o titular da Setec.

A solenidade teve início com a apresentação da Orquestra de Cordas do IFPB (OCIFPB). A Orquestra de Cordas é fruto de um projeto de extensão desenvolvido no IFPB Campus João Pessoa desde 2009 e vem realizando diversas atividades artísticas e ações musicais no campo social, no intuito de promover a inclusão e solidariedade através da música. A OCIFPB é composta por jovens músicos, que participam do grupo voluntariamente e é regida pela maestrina Marina Marinho, coordenadora do grupo e professora do IFPB. 

Tiago Monteiro.jpgLogo em seguida, o poeta e cordelista Tiago Monteiro declamou para os presentes. Ele é membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da Academia Internacional de Literatura Brasileira e tem várias obras publicadas.

Grupo Esperanca.jpgAs atrações culturais continuaram com a apresentação do Grupo Esperança de Teatro, que encenou poemas de diversos autores brasileiros. O Grupo iniciou suas atividades em 2019 e originou-se de um projeto de extensão. O espetáculo apresentado foi construído colaborativamente com os estudantes do Campus Esperança.

Diretor Valnyr.jpgPara o professor Valnyr Vasconcelos Lira, Diretor-Geral do Campus Esperança, a inauguração do campus Esperança é um momento de grande alegria. “Estamos agradecidos pela presença do titular da Setec e esperamos que ele possa ver o trabalho que estamos desenvolvendo aqui na Paraíba e que consiga levar isso para Brasília, mostrando a importância da rede federal na condução da educação no nosso País. É importante que essa nossa atuação aqui em Esperança seja ecoada por todo o País e que chegue em Brasília, de forma que nossos representantes percebam a importância de se investir em educação”, destacou o Diretor-Geral.  

Frei Anastacio.jpgO Deputado Federal Frei Anastácio, presente ao evento, disse que estava surpreso com a obra que foi construída. “Esta é a maior obra em Esperança na área da educação. O Reitor Nicácio está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo pela educação do Estado. Eu me sinto muito feliz por ter contribuído com emendas para a educação. A educação é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. E Esperança precisa disso. Desejo saúde a todos aqueles que fazem o IFPB”, afirmou.  

Gervasio Maia.jpgPrestigiando a inauguração, o deputado federal Gervásio Maia, falou de sua contribuição para a área de educação. “Olhando para o IFPB, eu vejo como a educação e a ciência são a base de tudo. Por isso, tenho feito do nosso mandato de deputado federal um trabalho de muita resistência na área, destinando emendas para o IFPB neste ano e no próximo ano também. Precisamos de um orçamento forte na área da educação, que é o alicerce de um povo”, afirmou o deputado.  

Efraim Morais.jpgDe acordo com o deputado federal Efraim Morais, também participando do evento, o orçamento que está sendo votado pelo Congresso Nacional para o próximo ano também contempla nova emenda para o IFPB. “Precisamos de novos investimentos para a educação”, ponderou.

Reitor Nicacio.jpgO Reitor Nicácio Lopes agradeceu a presença de todos, especialmente do Professor Tomás Dias Sant’Ana – Titular da Setec – e do Diretor Valnyr Lira.  Fez também uma menção especial aos parlamentares que destinaram emendas para concretizar este momento do IFPB. “Este é um momento de celebração. O Campus Esperança é o quinto campus que estamos inaugurando, depois de Itabaiana, Catolé do Rocha, Guarabira e Santa Rita. Viva o Instituto Federal da Paraíba!”, comemorou o Reitor Nicácio.

Estavam também prestigiando o evento, os deputados estaduais Anderson Monteiro e Melchior Naelson Batista da Silva; o prefeito de Esperança, Nobson Pedro de Almeida, e vários representantes dos municípios da região, além de estudantes, pró-reitores, diretores e servidores do IFPB. Pro_reitores.jpg        

registrado em: