Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > IFPB participa de Encontro Nacional de Forrozeiros e Fórum Nacional de Forró Raiz

Eventos acontecem a partir da próxima segunda (13), Dia Nacional do Forró, no Espaço Cultural
por publicado: 11/12/2021 12h13 última modificação: 11/12/2021 12h13

O Instituto Federal da Paraíba é uma das instituições apoiadoras do IV Encontro Nacional de Forrozeiros e do  III Fórum Nacional do Forró Raiz, eventos realizados pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), entre os dias 13 e 17 de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego e na Usina Cultural Energisa, respectivamente.

Durante os eventos serão debatidos os principais temas da comunidade forrozeira, além de políticas públicas para preservar o Forró Tradicional. Ao longo da programação, será prestada uma homenagem ao forrozeiro Genival Lacerda, que faleceu vítima da Covid-19 em janeiro deste ano. Também haverá a entrega de certificados a personalidades, a entrega do Troféu do Encontro Nacional dos Forrozeiros e a divulgação da próxima cidade que sediará o evento.

Considerado um dos maiores eventos de forró de raiz do país, o Encontro Nacional de Forrozeiros será palco para o anúncio do título das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Brasileiro. A proposta foi apresentada em 2011 pela Associação Balaio Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba e recebeu o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado.

Os eventos acontecem de forma híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do Balaio Nordeste no YouTube, pela TV Câmara e pela TV Assembleia.

Durante toda a semana de eventos, a Incutes, Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários do IFPB, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), estará com uma feira de economia solidária e criativa no Espaço Cultural. A TV IFPB também estará produzindo um mini documentário sobre o evento.

Verônica Rufino - Assessora de Comunicação da PROEXC/IFPB