Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > IFPB: inscrições em cursos técnicos terminam neste domingo (12)

IFPB: inscrições em cursos técnicos terminam neste domingo (12)

São 3.790 vagas em cursos gratuitos e sem prova de seleção. Todo o processo de inscrição é feito de forma online
por publicado: 10/12/2021 14h57 última modificação: 10/12/2021 14h58

Está chegando ao fim o prazo para as inscrições no Processo Seletivo de Cursos Técnicos do IFPB -PSCT 2022.1. Os interessados têm até domingo (12) para concorrerem as 3.790 vagas ofertadas pelo Instituto Federal da Paraíba -IFPB. Os cursos são gratuitos e o candidato não precisa fazer prova, pois a forma de seleção é pelo histórico escolar do estudante. Todo o processo de inscrição é feito de forma online no Portal do Estudante, onde o candidato encontrará também vídeos dos cursos e um tutorial do passo a passo de como se inscrever.
Os 21 campi que ofertam vagas são: Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Soledade e Sousa.
Para os cursos integrados ao ensino médio, o candidato precisa ter concluído ou estar concluindo o 9º ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental ou equivalente. Para quem já concluiu o ensino médio, o IFPB oferta os cursos subsequentes, neste caso, a seleção é pelo desempenho de Língua Portuguesa e Matemática no 1º e 2º ano do
Ensino Médio.
o IFPB reserva 50% do total das vagas ofertadas para candidatos que fizeram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Há também ações afirmativas destinadas aos candidatos pretos, pardos, indígenas, com deficiência,
assentados da reforma agrária e com renda familiar bruta inferior ou igual a 1,5 salário mínimo.
O resultado preliminar do processo está previsto para o dia 29 de dezembro e o final para o dia 04 de janeiro de 2022.

*Ernani Baracho - jornalista do IFPB.