Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > IFPB inaugura nova sede do Campus Esperança

IFPB inaugura nova sede do Campus Esperança

Toda a comunidade está convidada para a solenidade de inauguração que será realizada nesta terça-feira (21), às 15:00 horas
por Gustavo Rodrigues publicado: 20/12/2021 12h10 última modificação: 20/12/2021 18h30

O Instituto Federal da Paraíba realiza nesta terça-feira (21), às 15:00 horas, a solenidade de inauguração da nova sede do Campus Esperança. O novo prédio localiza-se às margens da Rodovia PB 121, no sentido Esperança-Areial, e é considerado um marco estruturante da história do IFPB. Para o evento, que terá uma diversificada programação cultural, foram convidadas autoridades no âmbito federal, estadual e municipal, além de pró-reitores, diretores do IFPB e toda a comunidade.

Para participar do evento, já está confirmada a presença do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant’Ana, representando o Ministro da Educação, Milton Ribeiro. “A inauguração do Campus Esperança representa um momento de celebração. Esta obra é estruturante. É o quinto Campus que estamos inaugurando, depois de Itabaiana, Catolé do Rocha, Guarabira e Santa Rita”, festejou o Reitor Nicácio Lopes.

A nova sede encontra-se numa área de terreno de 70.072,23 metros quadrados e teve um aporte de investimentos da ordem de R$ 11,5 milhões, com uma área construída de 5.740,97 metros quadrados. Além disso, o campus recebeu mais R$ 1 milhão para aquisição de mobiliários e equipamentos.

De acordo com o Reitor Nicácio, esta obra está consolidando um processo de capilaridade da infraestrutura do IFPB. Apesar das dificuldades orçamentárias, o IFPB não tem qualquer obra paralisada. “Com a inauguração do novo prédio, passamos a contar com a sede própria do Campus Esperança e, com isso, estamos oferecendo condições para a implementação das ações de ensino, pesquisa e extensão numa área muito importante do Estado da Paraíba”, ponderou o Reitor.

O novo prédio do Campus Esperança é composto pelo bloco administrativo com dois pavimentos e pelo bloco acadêmico, também com dois pavimentos, contendo o conjunto: quatorze salas de aula, sala de educação física, sala de humanidades, quatro laboratórios de informática, quatro laboratórios para as disciplinas de Física, Matemática, Biologia e Química, quatro laboratórios para as disciplinas de Eletricidade, Eletrônica, Instalações Elétricas e Energias Renováveis, Laboratório IFMaker para desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) e trabalhos de pesquisa e extensão, sala de artes, ambiente de professores, gabinete odontológico e enfermaria, ambiente para atendimento psicológico, sala de apoio ao estudante, ambiente de apoio acadêmico, salas de reuniões, auditório e doze baterias de banheiros, femininos e masculinos, adaptados para portadores de necessidades especiais.

Atualmente, o Campus Esperança conta com um quadro de sessenta colaboradores, sendo dezoito técnicos administrativos, vinte e seis docentes efetivos, dois docentes substitutos, três estagiários e onze terceirizados, e atende cerca de quatrocentos estudantes nos três cursos técnicos ofertados, número que chega a seiscentos alunos, quando se inclui a oferta do Curso de Formação Inicial e Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (FIC).

“Depois de funcionarmos durante um período em instalações provisórias, passamos a ter agora um campus moderno, funcional e plenamente compatível com o padrão de qualidade das ações do IFPB. Toda a comunidade está convidada para participar desse momento extremamente relevante de nossa história”, finalizou o Reitor Nicácio Lopes.