Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > IFPB comemora aniversário de 112 anos

IFPB comemora aniversário de 112 anos

O evento foi transmitido ao vivo nesta terça-feira (07) pelo canal da TV IFPB no YouTube e celebrou a trajetória do Instituto através de sua história
por Gustavo Rodrigues publicado: 09/12/2021 07h16 última modificação: 09/12/2021 07h55

O Instituto Federal da Paraíba comemorou seu aniversário de 112 anos nesta terça-feira (07), às 17 horas, em um evento online transmitido ao vivo pelo canal da TV IFPB no YouTube. Criado como Escola de Aprendizes Artífices em 23 de setembro de 1909 pelo Presidente Nilo Peçanha, o atual IFPB passou por várias denominações e hoje está presente em todas as regiões da Paraíba com 21 campi.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, este ano não foi possível realizar a solenidade de aniversário na data de sua criação por conta de diversos compromissos externos previamente agendados pelo IFPB, “mas esse fato não altera o sentimento de celebração que todos temos pelo Instituto, por sua belíssima história”.

Este ano, o evento relembrou a antiga Escola, impregnada da memória das pessoas, dos sons e dos espaços que a trouxeram até aqui. O início da solenidade trouxe um vídeo elaborado a partir da crônica “A Escola de um novo mundo”, do professor Nicácio Lopes, onde ele se vê “andando pelas salas de aula e restaurando no tempo passagens de um mundo adormecido na memória”. Para ele "é uma imensa alegria estarmos vivenciando este momento de celebração. Este é um momento de reverência à belíssima história de nossa Instituição. São 112 anos de uma gloriosa história que demarca um posicionamento destacado no cenário da educação profissional brasileira. Nós temos muito orgulho de integrarmos o IFPB", destacou o Reitor Nicácio.

Uma apresentação musical do ex-aluno do Curso Técnico em Mecânica Adeildo Vieira precedeu a fala do professor Manoel Macedo, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, que fez um relato histórico da trajetória do Instituto e, no caminho do passado para o presente, apresentou detalhes da estrutura dos prédios que abrigarão a nova reitoria do IFPB. “São os novos espaços da nossa Escola, que vão abrigar a missão da educação profissional e tecnológica”, destaca o Reitor Nicácio Lopes.

Um dos pontos altos da celebração foi a entrega dos troféus aos homenageados pelo Instituto Federal da Paraíba. Todos os anos, o IFPB presta homenagem a pessoas que colaboram com a Instituição em diversas áreas e que merecem, por isso, o reconhecimento do Instituto. Este ano foram homenageados: Adeíldo Vieira, artista e ex-aluno da Instituição; Josué Santos, Diretor de Administração do Campus João Pessoa e ex-aluno; Edvanildo Andrade, gestor da área da Assistência Estudantil e ex-aluno do Campus Sousa; Marcos Vinícius, professor do Campus de Campina Grande e ex-aluno; Ricardo Job, professor do Campus de Cajazeiras e ex-aluno; Carlos Diego, servidor técnico-administrativo, lotado na PRAF, gestor de Licitações e Contratos; Francisco José, servidor técnico-administrativo, lotado na PRAF, também da área de Licitações e Contratos.

Como inovação da cerimônia de aniversário deste ano, o IFPB apresentou, ao longo de toda a solenidade, vídeos com depoimentos de ex-estudantes, servidores e alunos sobre o que a Instituição representa em suas vidas. Com esses testemunhos, o evento buscou reunir relatos de pessoas que vêm construindo, das mais variadas formas, essa história de 112 anos de educação pública, gratuita e de qualidade no Estado da Paraíba. "Nós amamos o IFPB ! Viva o Instituto Federal da Paraíba, motivo de orgulho de todo o povo brasileiro, espaço venturoso, catalisador da educação dos filhos dos trabalhadores do Brasil. Parabéns IFPB, pelos seus 112 anos!", finalizou o Reitor Nicácio Lopes.

Para assistir ao evento, clique aqui.

Evento 112 anos.jpg

* Colaboração de Amanda Tavares, Jornalista do IFPB