Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > IFPB alcança a execução orçamentária plena em 2021

Noticia

IFPB alcança a execução orçamentária plena em 2021

O anúncio foi feito na Reunião do Colégio de Dirigentes do IFPB
por publicado: 14/12/2021 21h16 última modificação: 15/12/2021 10h04

O Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPB reuniu-se nesta terça-feira (14) para tratar sobre o processo eleitoral e a execução orçamentária, temas remanescentes da reunião que ocorreu nesta segunda-feira (10), com a presença do reitor Nicácio Lopes, de todos os diretores-gerais dos campi, os pró-reitores, os diretores de administração e os membros da comissão eleitoral especial .

Quanto à execução orçamentária da Instituição, o pró-reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, anunciou que até o dia 10 de dezembro (prazo final para execução orçamentária) o IFPB executou plenamente o orçamento institucional, evitando assim a devolução de recursos à União e ocupando o primeiro lugar, na Rede Federal. Para tanto, como parte do planejamento anual, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças emitiu a primeira portaria interna do IFPB, com a finalidade de fazer o acompanhamento da execução orçamentária em toda a Instituição. O pró-reitor destacou, ainda, a contribuição de todas as unidades do IFPB para que a ação obtivesse êxito. Em sua apresentação, Pablo explicou detalhadamente onde foi aportado cada recurso, indicando as suas respectivas fontes. (Setec/Mec, fonte própria, emendas parlamentares e Termo de Execução Descentralizada -TED).

Foto- Reunião Codir.jpgO reitor Nicácio Lopes, ressaltou que o IFPB sempre esteve entre os primeiros da Rede, com relação à execução orçamentária, e agradeceu a todos os diretores-gerais, aos diretores de administração e todos os servidores contribuíram para que o IFPB alcançasse  o primeiro lugar da Rede Federal, em execução orçamentária. Corroborando a fala do reitor Nicácio, a pró-reitora de Ensino Mary Roberta disse que é preciso valorizar o trabalho dos diretores de administração, diretores-gerais e servidores envolvidos no processo, além de parabenizar a liderança do professor Nicácio e a equipe da PRAF, sobretudo aos que se dedicam a parte de licitação. A diretora do Campus Mangabeira, Zoraida Arruda, disse que a conquista foi resultado do trabalho coletivo e destacou o papel do reitor, Nicácio Lopes nesse processo. “Nada funciona a contento se não houver comando”, conclui.Reunião.jpg

Ainda sobre o orçamento, o diretor de Administração e Planejamento do Campus Sousa, Francisco Jarismar de Oliveira, registrou o agradecimento à Reitoria e aos demais campi do IFPB por ter socorrido o Campus num momento de dificuldade financeira. “Registro o reconhecimento da capacidade dialógica do Reitor Nicácio Lopes, do pró-reitor Pablo e dos diretores de administração de todos os campi para recomposição do orçamento do Campus Sousa", frisa.

O outro ponto abordado na reunião foi a eleição das comissões eleitorais dos campi e da reitoria. O pleito está sendo organizado pela comissão especial organizadora, presidida pelo professor Washington César de Almeida  com representantes do corpo docente, técnico-administrativo, discente e do Consuper. O professor Washington apresentou o resultado das eleições apresentando as unidades que já estão com as comissões completas e aquelas que ainda não preencheram a quantidade de membros destinados a cada campus. De acordo com o edital, os campi que não preencherem todas as vagas, deveriam fazê-lo por meio da indicação dos respectivos diretores-gerais até amanhã, dia 15 de dezembro. Depois de consolidadas as comissões, seu membros vão escolher entre seus pares os integrantes da Comissão Eleitoral Central responsável por realizar o pleito para reitoria e direções-gerais, estipular calendários e normas. 

*Iris Souto Maior -jornalista do IFPB - Reitoria