Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > IFPB adere às linhas de fomento do Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais EnergIF

Noticia

IFPB adere às linhas de fomento do Qualifica Mais Progredir e Qualifica Mais EnergIF

Serão ofertadas cerca de 2.000 vagas em cursos presenciais durante o ano de 2022
por publicado: 13/12/2021 14h33 última modificação: 13/12/2021 14h33

O Instituto Federal da Paraíba participou de chamadas públicas divulgadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e teve suas propostas aprovadas para a oferta de cursos de qualificação profissional no âmbito do Qualifica Mais Progredir e do Qualifica Mais EnergIF.

O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltados a beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.

A oferta foi desenhada a partir do alinhamento entre o perfil do beneficiário do Auxílio Brasil e o perfil produzido pelo Datasebrae do Microempreendedor Individual (MEI) no país, e tem como público-alvo o beneficiário com idade de 18 anos ou mais e que tenha concluído o ensino fundamental. 

Os cursos, com carga horária total de 160 horas, devem ser ofertados gratuitamente na modalidade presencial, durante o ano de 2022, sendo 700 vagas no Campus João Pessoa, 500 vagas no Campus Campina Grande e outras 500 vagas no Campus Santa Rita, totalizando 1.700 vagas. A oferta se dará por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº 12.513/2011, e espera-se que os egressos tenham capacidade de sair da informalidade e se registrarem como Microempreendedor Individual (MEI).

Já o Qualifica Mais EnergIF consiste na linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis voltados à população em geral com mais de 18 anos e ensino fundamental (1º a 5º ano) completo.

A iniciativa atende aos objetivos do Programa EnergIF, que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio, consta a implementação de cursos para formação de profissionais na área de instalação de sistemas fotovoltaicos.

Os cursos, com carga horária total de 200 horas, devem ser ofertados gratuitamente na modalidade presencial, durante o ano de 2022, sendo 100 vagas no Campus João Pessoa, 50 vagas no Campus Esperança, 100 vagas no Campus Patos e outras 40 vagas no Campus Cajazeiras, totalizando 290 vagas.

A oferta também se dará por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº 12.513/2011, e espera-se que os egressos tenham aptidão para trabalhar com a instalação de sistema fotovoltaicos, área que vem crescendo exponencialmente e já apresenta carência de profissionais no mercado de trabalho.

Texto: Rhenan Varela/Edição: Verônica Rufino - PROEXC

 

registrado em: