Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Diretor da EMBRAPII visita Campus João Pessoa e se reúne com pesquisadores

Noticia

Diretor da EMBRAPII visita Campus João Pessoa e se reúne com pesquisadores

Carlos Eduardo Pereira conheceu novos projetos e visitou a nova sede do Centro de Inovação do IFPB
por Heranir Oliveira publicado: 10/12/2021 07h55 última modificação: 10/12/2021 07h57

O Diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Carlos Eduardo Pereira, esteve nesta quinta-feira (09) no Campus João Pessoa do IFPB. A visita de cortesia serviu para conhecer de perto alguns projetos de PD&I e estreitar os laços com a organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Inicialmente o Diretor da EMBRAPII se reuniu com representantes do Polo de Inovação que funciona nas instalações do laboratório Assert. O diretor do Polo, professor Erick Melo, falou sobre o trabalho dos pesquisadores e da estrutura que está sendo criada com a transferência para a nova sede do Centro de Inovação do IFPB, na Av. Getúlio Vargas, no centro da cidade.8d32d703-0717-47ef-889d-bb45e1106e96.jpg

O Coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais do Polo, professor Michel Dias, apresentou alguns protótipos de projetos como o Smartflow, um separador robótico inteligente para a indústria moveleira, e o SmartBrake, um portão automático com fechamento em tempo recorde de 1 segundo. Também foram discutidos temas como a formação de recursos humanos e o planejamento estratégico de inovação.

Em sua fala o Diretor da Diretoria Geral de Inovação, Daniel Macedo, destacou a importância da aprovação da nova Política de Inovação do IFPB e a criação da NEO que passa ser Agência de Inovação. Ele falou também sobre a importância do Polo como um dos principais ecossistemas de Inovação do IFPB, e o fortalecimento do cenário de PD&I e Extensão Tecnológica através da implantação dessa nova Política.

Participaram da reunião o diretor de Administração e Finanças do Campus João Pessoa, Josué Silva; chefe do departamento de Ensino Superior, Ricardo Ferreira; coordenador de Formação de RH, Alex Cunha; chefe do departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Leandro Santos:  coordenadora de Gestão de Projetos do Polo, Juliana Dantas; Mateus Máximo que coordena o Laboratório Assert, além dos pesquisadores André Fellipe, Raphael Melo, Gustavo Vieira e Rafael Franklin.

30b7ffad-2a41-4813-8fde-3f0f16915105.jpgEm seguida o grupo fez uma visita ao espaço maker do campus João Pessoa, onde protótipos vêm sendo testados. Ao final, o diretor da EMBRAPII, Carlos Eduardo, acompanhado de pesquisadores, foi conhecer a nova sede do Centro de Inovação do IFPB, que está sendo estruturada no prédio onde funcionou o Ministério Público da União, no centro.

“A impressão foi bastante positiva” destacou Carlos Eduardo. “Foi uma oportunidade de conversar com a equipe do Polo do IFPB e conhecer projetos interessantes dentro do cronograma de recursos disponíveis. Tivemos um ano difícil, mas esperamos acelerar a contratação de projetos” disse.

O diretor da EMBRAPII revelou que apesar da pandemia houve um aumento no número de unidades credenciadas que somam 76 no país. “Várias empresas inovadoras viram nessa pandemia uma oportunidade de projetos Covid que se tornaram produtos, as situações que nos desafiam são, por outro lado, uma oportunidade para inovar e tentar achar soluções novas” concluiu.

*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM