Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Comunidade do Campus Monteiro dialoga com a gestão na Reitoria Itinerante

Comunidade do Campus Monteiro dialoga com a gestão na Reitoria Itinerante

Programa visa, de forma participativa, atender as demandas prioritárias do Campus
por Patrícia Nogueira publicado: 17/12/2021 16h56 última modificação: 17/12/2021 16h56

A comunidade acadêmica do Campus Monteiro dialogou de forma participativa com o Reitor Nicácio Lopes e sua equipe durante a realização do programa reitoria itinerante nesta sexta-feira (17). Durante os turnos da manhã e tarde  Nicácio ouviu as demandas de estudantes e servidores e dialogou de forma democrática para a construção de um plano de ações visando a resolução das demandas que dependem da reitoria.

A abertura da solenidade foi abrilhantada com a apresentação musical dos estudantes Helen Alves e Reinaldo Thiago que foram participantes do Festival de Intérpretes do IFPB (Festin).

O Diretor Geral Abraão Romao Batista fez a prestação de contas e destacou um apanhado de ações realizadas desde asapresentacao diretor geral.jpg primeiras edições da reitoria itinerante. “Temos um impacto muito grande do programa nas ações e atividades no campus”, disse. O professor Abraão destacou ainda a construção do restaurante estudantil, aquisição de equipamentos de última geração no laboratório de informática, armários para os estudantes, sala de música acústica e climatizada, baraúna poética, áreas de vivência e outros. “Parabenizo o olhar da reitoria que está sempre pensando de forma proativa no futuro”, destacou Abraao.

O Reitor Nicácio Lopes falou da satisfação de estar dialogando na unidade. “O Campus Monteiro é orgulho para a Paraíba e para a rede como um todo. Atendemos jovens da região do cariri e de Pernambuco. A sala virtual está cheia com muitos representantes de turmas, lideranças estudantis e observamos o comprometimento e interesse dos estudantes. Isso é um indicativo do envolvimento e engajamento mostrando interesse e zelo nas políticas públicas”, definiu Nicácio.

“Em Monteiro temos estudantes proativos que trazem demandas e levam a realizações. O Campus está de parabéns com os resultados apresentados. Temos sempre a necessidade de melhorias continuas e os gestores estão fazendo sua parte”, disse a pró-reitora de Ensino Mary Roberta.

O Pró-reitor de Assuntos estudantis, Manoel Macedo destacou em seu discurso a execução total do orçamento da assistência estudantil no IFPB e elogiou a escolha dos temas da reitoria itinerante sobretudo no tocante ao investimento em espaços de vivência que irão fortalecer as relações interpessoais tão prejudicadas durante a pandemia.

Os pontos debatidos com os estudantes foram: pavimentação em frente ao campus, construção de um bloco de salas de aula, construção de um espaço de vivência no entorno da baraúna poética, aquisição de equipamentos para laboratórios e de instrumentos musicais e ampliação de cursos e vagas no ensino técnico.

Para a aluna Nicole Calvacanti Lino, a reunião foi proveitosa: “Muito emocionante saber desse apoio dos órgãos administrativos sempre tentando melhorar o nosso processo de ensino aprendizagem e  de forma mais democrática possível. Isso  é muito significativo para todos nós”, disse.

reuniao servidores.jpgNo turno da tarde, foram debatidos junto com os servidores os seguintes temas: pavimentação em frente ao campus; construção de um bloco de salas e garagem para veículos oficiais; aquisições para laboratórios e estruturação do NAPNE e biblioteca; contratação de novos servidores; regulamentação da carga horária docente.

A equipe ouviu atentamente as ideias dos estudantes e dos servidores e as reflexões sobre as necessidades de ambos os segmentos. Os pontos debatidos foram colocados no plano de ação. Ao final do encontro, o Reitor Nicácio transmitiu uma mensagem motivadora: "Seja qual for a conjuntura difícil, nós vamos superar. Temos uma instituição sólida e forte compromissada com a educação transformadora. Que possamos continuar oferecendo essa educação emancipatória para que os estudantes não apenas tenham mais dignidade, mas utilizem seus saberes em defesa da vida, da ciência e da transformação social"

Após os diálogos, os gestores se reuniram e traçaram o planejamento para execução das demandas. A Reitoria Itinerante é um programa que visa dialogar com a comunidade acadêmica para ouvir e ofertar soluções às necessidades prioritárias dos campi. As audiências estão acontecendo por meio de webconferencia, devido a pandemia.