Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Colégio de Dirigentes se reuniu nesta sexta-feira (10)

Noticia

Colégio de Dirigentes se reuniu nesta sexta-feira (10)

Pontos sobre Plataforma Nilo Peçanha, AENPs, tecnologia da informação foram postos em discussão
por Patrícia Nogueira publicado: 10/12/2021 13h32 última modificação: 10/12/2021 13h32

Aspectos voltados a tecnologia da informação, atividades de ensino não presenciais, plataforma Nilo Peçanha foram os temas apreciados pelo Colégio de Dirigentes em reunião realizada por meio de webconferencia na manhã desta sexta-feira (10).

Os membros do CODIR iniciaram a reunião apreciando sobre a escolha de uma nova ferramenta de tecnologia para oreuniao codir 3.jpg apoio educacional. O Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Albuquerque, apresentou as mudanças na plataforma do Google Workspace (G Suite) que envolverão custos para que a instituição possa continuar usufruindo de alguns recursos que hoje são gratuitos e apresentou também alternativas sem custos financeiros. Dentre essas possibilidades foram apresentadas a plataforma Microsoft Teams e também a utilização de softwares livres para a gravação de aulas e webconferências.

Os diretores terão até a próxima segunda-feira para definir qual será a mais adequada para que a DTI possa fazer o planejamento para 2022.

O segundo ponto apreciado na reunião foi a Plataforma Nilo Peçanha com destaque para sua importância acadêmica. A pró-Reitora de Ensino Mary Roberta mostrou os principais indicadores do IFPB e o comparativo com a rede federal. Foram apresentados os Índices de Eficiência Acadêmica, Índices de verticalização, IGC, Índices de evasão, conclusão e retenção de ciclo etc.

reuniao codir 4.jpgOs dados foram sistematizados pelo Assessor Especial Ramiro Pinto e apresentados pela Pró-Reitora Mary que destacou a necessidade dos diretores se apropriarem desses números para dialogar, discutir e buscar melhorias junto a sua comunidade. “É preciso compreender esses conceitos e lidar com esses dados pensando nos aspectos de acesso, permanência e êxito”, destacou a professora Mary Roberta.

O Reitor Nicácio reiterou as palavras de Mary e ressaltou a importância de que os gestores analisem e interpretem os números da Plataforma, que são indicadores oficiais que devem balizar as ações institucionais. “Este documento deve estar no foco analítico e interpretativo de toda rede. Precisamos conhecer os conceitos e as bases conceituais da plataforma. É imprescindível conhecer analiticamente os conceitos, os impactos na geração dos indicadores institucionais. Assim teremos elementos para parametrizar nossas políticas nas nossas unidades de ensino”, disse Nicácio.

Em seguida foi tratado o terceiro ponto de pauta que envolveu as Atividades de Ensino Não Presenciais e feita umareuniao codir.jpg análise de como está o andamento de cada campus para o avanço das fases. Os diretores expuseram sobre  a transição para as atividades presenciais, as dificuldades e as perspectivas. O reitor Nicácio enfatizou que todas as ações serão balizadas de acordo com a situação epidemiológica da pandemia e tudo continuará a ser feito com muita cautela, como tem sido desde o início da pandemia. 

A próxima reunião do Colégio de Dirigentes está agendada para segunda-feira (13). Serão tratados dois pontos: Execução Orçamentária e Processo Eleitoral.