Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 12 > Campus CG ganhará novo bloco de laboratórios e uma incubadora de empresas

Campus CG ganhará novo bloco de laboratórios e uma incubadora de empresas

Assinatura da ordem de serviço aconteceu nesta quinta-feira (30)
por Clébio Melo publicado: 30/12/2021 13h31 última modificação: 31/12/2021 12h29

Um evento na manhã desta quinta-feira (30) marcou mais uma etapa de expansão do IFPB campus Campina Grande. Foi assinada a ordem de serviço para a construção de um novo prédio que abrigará laboratórios e uma incubadora de empresas. A solenidade aconteceu no auditório do campus e contou com a participação de gestores, servidores, estudantes e de um representante da empresa responsável pela obra.

A notícia veio um dia depois do aniversário de 13 anos dos Institutos Federais no Brasil, comemorado no dia 29 de dezembro. Já o pedido partiu de uma demanda dos estudantes ainda de 2021, durante o programa Reitoria Itinerante. Antônio Carlos é aluno do curso técnico em administração e representou a categoria discente no evento. "É algo simbólico, mas já é o início para que, daqui a pouco, a gente veja esse bloco de pé. Mais um para nos orgulharmos como membros desta instituição", falou.

A obra terá uma área construída de 1.300 m² e será composta de dois pavimentos para a estruturação de 6 laboratórios de diversas áreas, de 12 salas para incubação de empresas e 4 baterias de sanitários. O investimento em Campina Grande será de R$ 1.322.085,00. O diretor-geral do campus, Albino Nunes, disse que ampliar a estrutura é como a realizar um sonho. "Espero que esse campus continue a crescer e que novas demandar possam surgir", compartilhou o desejo com a plateia presente.

Da Reitoria, vieram o dirigente máximo da instituição, o reitor Nicácio Lopes, e os cinco representantes das pró-reitorias, além de outros membros da gestão do IFPB. A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Meira Marinho, destacou que o campus Campina é uma referência em toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. "Nós recebemos direto, no IFPB, pessoas que querem conhecer o campus. Tudo por causa desse crescimento ordenado e planejado e que é uma resposta ao trabalho aqui executado", comentou.

Parte do valor da construção já foi empenhado pela gestão e o restante virá de emenda parlamentar e outras fontes de recurso. Em sua fala, Nicácio ressaltou que o IFPB conseguiu cerca de 10 milhões de reais em 2021 apenas de recursos da bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional. Com isso, importantes demandas que estavam reprimidas em todo o estado puderam sair do papel. "Não é nenhum favor que o reitor ou o diretor-geral faz. Nós temos que estar a serviço da comunidade, que paga impostos. Os Institutos Federais são instituições que formam os filhos dos trabalhadores do Brasil", lembrou.

A empresa responsável pela obra é a CBA Construções Limitada (Ltda), que foi representada no evento por Caetano Batista. Com a assinatura da ordem de serviço, a obra terá início nos próximos dias.

* DGCOM com informações da Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande