Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 10 > UAIG abre consulta para elaboração do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna do IFPB para 2022

Questionário está aberto para integrantes do CONSUPER até esta sexta-feira (08)
por Heranir Oliveira publicado: 07/10/2021 12h59 última modificação: 07/10/2021 13h29

A Unidade de Auditoria Governamental do IFPB abriu consulta para elaboração do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna para 2022. Os conselheiros que integram o CONSUPER receberam o questionário por e-mail e têm até esta sexta-feira (08) para respondê-lo.

A Auditoria Interna Governamental é um dos mais importantes instrumentos para aprimorar a gestão pública, gerando mais transparência, corrigindo possíveis desperdícios e possibilitando melhor utilização dos recursos públicos. No Instituto Federal da Paraíba a UAIG elabora desde o ano passado o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna com uma abordagem baseada na obtenção de informações junto ao Conselho Superior, considerando a expectativa desse colegiado em relação à atividade de auditoria interna governamental.

Os conselheiros do CONSUPER devem responder ao questionário que funciona como uma autoavaliação das áreas (processos nucleares) consideradas prioritárias. Ao todo, 50 áreas serão classificadas, sendo que as que apresentarem maior grau de significância, além das indicadas pela Administração Central, pelo Tribunal de Contas da União e pela CGU, serão incluídas na metodologia AHP do Plano de Auditoria. Em seguida, as respostas são entregues e avaliadas pelos auditores da UAIG do IFPB.

A consulta possui a finalidade de medir o grau de importância de determinados processos nucleares, incluindo-a com outros critérios (a criticidade, relevância e vulnerabilidade) na metodologia Analytic Hierarchy Process do Plano. O Auditor Interno Geral e o Coordenador de Planejamento e Execução de Auditoria, ambos da UAIG-IFPB, Bruno Cabral e Erick Miranda, ressaltam que a prioridade é auditar as áreas que possuem maior significância e alto risco dentre os processos finalístico, meio e suporte. A avaliação é feita com base em metodologias reconhecidas internacionalmente, preconizadas pelos normativos da Controladoria-Geral da União (CGU).

O prazo final para envio do Plano à CGU é 30 de novembro de 2021. Mais informações sobre a UAIG-IFPB estão disponíveis em https://www.ifpb.edu.br/sic/auditoria .