Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 10 > Instituídas Diretrizes para Curricularização da Extensão no âmbito do IFPB

Instituídas Diretrizes para Curricularização da Extensão no âmbito do IFPB

Resolução sobre o tema foi aprovada ad referendum pelo Consuper
por publicado: 19/10/2021 15h05 última modificação: 19/10/2021 15h05

O Conselho Superior (Consuper) aprovou ad referendum as diretrizes para Curricularização da Extensão no âmbito do IFPB. A Resolução AR Nº 84/2021 CONSUPER/DAAOC/REITORIA/IFPB, publicada no último dia 15 de outubro,  atende às determinações dispostas na meta 12.7, do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 13.005/2014, na Resolução CNE/CES nº 7/2018,  que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e na Política de Extensão do IFPB. Clique aqui e acesse o documento.

A proposta de resolução foi elaborada por uma comissão composta por servidores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e coordenadores de Extensão e Cultura do Instituto, sendo objeto de consulta pública por que contou com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Para a diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista, a Curricularização da Extensão representa a concretização de um princípio constitucional que é a indissolubilidade entre ensino, pesquisa e extensão. “Ela promove uma educação socialmente referenciada por meio de práticas pedagógicas dialógicas, críticas e reflexivas, que estimula o protagonismo estudantil e o envolvimento da comunidade externa, unindo-os em um processo de produção e difusão do conhecimento”.

A pró-reitora de Ensino, Mary Roberta Marinho, destaca que a aprovação representa a realização de um sonho antigo dos educadores, sobretudo dos extensionistas. “Colocar as atividades de extensão no currículo é ampliar as possibilidades do cumprimento da nossa missão institucional no contexto da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Esta implementação trará ganhos significativos para a sociedade e para o processo de formação do estudante”.

Sobre o tema

A Curricularização da Extensão é uma diretriz prevista no Plano Nacional de Educação de 2014 cujo foco é assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior do país, em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.

No âmbito do IFPB, a curricularização compreende a inclusão da extensão no currículo dos cursos regulares, presencial e à distância, por meio do desenvolvimento de ações extensionistas, prioritariamente, em  áreas de grande pertinência social, com a intenção de promover impactos na formação do discente e na transformação social.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC