Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 10 > 2º Congresso Nordestino de EaD debaterá as abordagens multidimensionais do ensino híbrido e a distância

O período de inscrições vai até o dia 23 de novembro
por publicado: 19/10/2021 15h57 última modificação: 19/10/2021 15h57

Em sua segunda edição, o Congresso Nordestino de EaD (II CNEaD) tem por bjetivo discutir sobre os novos caminhos que a Educação a Distância vem delineando no século XXI por meio da temática “EaD e Ensino Híbrido: Abordagens Multidimensionais”, no intuito de promover reflexões sobre a aplicação das Metodologias Ativas e das experiências com a Educação Inclusiva, além de debater sobre a Customização do Processo Ensino Aprendizagem e sobre o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem dentro da modalidade de Ensino à Distância.

O 2º CNEaD está sendo organizado pelo Instituto Federal de Alagoas em parceria com o IFPB e com os demais institutos federais do Nordeste. O evento acontece de 24 a 26 de novembro de 2021, com transmissão ao vivo pela plataforma Even, e permanecerá no formato virtual, totalmente gratuito. O período de inscrições vai até o dia 23 de novembro. Para saber mais, acesse: https://www2.ifal.edu.br/cnead2021.

A programação está dividida em quatros eixos temáticos: As Metodologias Ativas na Educação a Distância; Ensino Remoto, Híbrido e Educação a Distância; Customização do Processo Ensino e Aprendizagem; e Ambientes virtuais de Aprendizagem. O evento prevê, ainda, a submissão de artigos, relatos de experiência e mini cursos. Os trabalhos científicos serão submetidos na plataforma do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A abertura do congresso acontecerá no dia 24 de novembro, com a presença dos reitores dos Institutos Federais do Nordeste, falando sobre abordagens multidimensionais do EaD e Ensino Híbrido. Na sequência, a programação continua se debruçando sobre o tema das metodologias ativas na educação a distância, discutindo sobre as ferramentas digitais que auxiliam nessa metodologia. Também serão expostos relatos de experiências e a apresentação de artigos ligados ao tema com palestrantes dos institutos federais de Sergipe, Pernambuco, Ceará e da Bahia.

O segundo eixo traz narrativas sobre ensino remoto, híbrido e à distância e trará os debatedores dos institutos federais do Rio Grande do Norte e Alagoas. O eixo 3 abordará os ambientes virtuais de aprendizagem, e o 4° eixo ampliará o debate sobre a customização do processo de ensino e aprendizagem nessas modalidades, por meio da comunicação oral com palestrantes do Instituto Federal do Piauí e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. O encerramento será por conta do professor e reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda.

*DGCOM, com informações do Instituto Federal de Alagoas