Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Programação do ENEX abrange oficinas e redes de conversas

Noticia

Programação do ENEX abrange oficinas e redes de conversas

Foram dois dias de discussões e aprendizado sobre diversas áreas temáticas
por publicado: 23/09/2021 11h06 última modificação: 23/09/2021 15h38

A programação do 6º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB (ENEX - 2021) abrangeu ainda a realização de 10 Oficinas e 22 sessões de Redes de Conversas sobre diversas áreas como: Cultura e Artes, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Uma das oficinas ministradas foi "Sabão Ecológico". A equipe composta pela professora do Campus João Pessoa Maria das Graças Medeiros e Alisson Xavier, Shirley Galvão e Alex Santos, demonstrou como reciclar o óleo de cozinha transformando-o em sabão líquido. “O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente quando jogado na pia, em geral, vai direto para a rede de esgoto causando entupimentos, o que aumenta o custo de tratamento do esgoto. Quando o óleo é jogado diretamente no solo causa impermeabilização, contribuindo para enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa”, explica Maria das Graças.

Ainda na área de Meio Ambiente foram ministradas as oficinas: "Produção e manejo de biofertilizante caseiro a base de casca de ovo, casca de banana e borra de café" e "Enriquecimento Ambiental para Animais Silvestres". Na área de Tecnologia e Produção, aconteceu a oficina “Introdução à inovação: tecnológica através da programação aplicada a economia 4.0”; na área de Saúde, a oficina “Mindfulness: uma estratégia de cuidado na Pandemia de Covid-19”; na área de Direitos Humanos e Justiça: “Por uma outra economia: A economia de Francisco” e “Inclusão e acessibilidade: um mínimo existencial e o olhar comunitário”; na área de Cultura e Artes: “Produção de inventários culturais”, e “Mercado de trabalho em música em tempos de pandemia”; e na área de Trabalho: "Do óleo ao sabão: produção de sabão ecológico a partir da utilização de óleo usado de cozinha".

Além das oficinas, 22 sessões de Redes de Conversa foram realizadas, com apresentações de experiências de ações de Extensão e Cultura de diversos campi do IFPB.

Texto: Verônica Rufino - Comunicação PROEXC /Imagens: Brenda Lee e Ana Clara Pessoa - tutoras do Enex

registrado em: