Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > PROEXC participa do II Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste

Evento constitui rede de iniciativas no âmbito das políticas culturais e sua gestão institucional nas IES
por publicado: 13/09/2021 11h49 última modificação: 13/09/2021 11h49

O Instituto Federal da Paraíba, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), foi uma das nove instituições de ensino superior que participaram do II Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste (II FORCULT-NE). O evento aconteceu virtualmente nos dias 9 e 10 de setembro e foi organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O principal objetivo do Fórum é constituir uma rede de iniciativas no âmbito das políticas culturais e sua gestão institucional, que expressam a diversidade das agendas culturais implementadas no campo da concepção e formulação, da capacitação de agentes e produtores/as, na constituição de parcerias interinstitucionais, além de criar espaços de fruição das expressões das artes em suas múltiplas linguagens, assim como de proporcionar um ambiente de trânsito para a inventividade e saberes dos/as artistas, advindos de seus territórios comunitários e tradições populares.

Segundo a organização do evento, esta segunda edição do FORCULT-NE  também deseja e espera celebrar o encontro das IES sediadas 9 estados nordestinos, na convicção de que a preciosidade singular daquilo que cada uma realizada em suas políticas culturais serve de combustível para constituir uma rede de iniciativas articuladas e ações institucionalmente solidárias.

A programação do Fórum foi composta por discussões em Grupos Temáticos (GTs) e Rodas de Diálogos, com convidados de todos o país, como Albino Rubim (UFBA), José Robson Maia Almeida (UFCA), Luciano Simões (UFRB), Jonas Defante (IFFluminense), Moisés de Melo Santana (UFRPE), Chico Célio (Corredor Cultural Benfica – CE), José Márcio Barros (UFMG/UFBA/ODC), Wenceslao Machado de Oliveira Jr. (UNICAMP) e Marcelo Rocco (UNICAMP).

O diretor de Cultura do IFPB, George Glauber, avalia como positiva a realização do evento. “Este ano, o Fórum conseguiu ampliar a participação das instituições, como um espaço de articulação de redes a fim de fomentar o diálogo sobre a temática cultural, sendo um espaço não só de articulação em prol de políticas culturais, mas também um momento preparatório para o Fórum Nacional, que ocorre ainda em setembro. Em suma, o evento visa reafirmar a cultura como eixo que dialoga com outras áreas da instituição, como o ensino, a pesquisa e a administração como um todo”.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC com informações da UFRPE