Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Primeiras sessões da Mostra artístico-cultural do Enex foram exibidas

Primeiras sessões da Mostra artístico-cultural do Enex foram exibidas

São trabalhos de música, literatura, teatro e audiovisual. A MAC continua na quarta com vídeos e debates
por Ana Carolina Abiahy publicado: 21/09/2021 20h46 última modificação: 22/09/2021 15h02

A IV Mostra Artístico-Cultural do Enex 2021 do IFPB teve suas primeiras sessões de trabalhos aprovados conhecidos nesta terça-feira pelo público. A IV MAC do 6º Encontro de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba foi exibida no canal da TV IFPB no YouTube. Todos os vídeos foram traduzidos pelo intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Nemuel Lima, e editados pela equipe da Coordenação de Produção Audiovisual do Campus João Pessoa do IFPB. A apresentação foi realizada pelo estudante Ricássio Souza, do campus Cajazeiras.

Os trabalhos foram selecionados pela comissão coordenada pelas professora Samara Xavier e Angélica Lacerda. A docente Samara, do campus João Pessoa, também participou da Mostra virtual. Foram selecionados mais de 20 vídeos com trabalhos na área teatral, musical, audiovisual e literário. Após a exibição dos vídeos, é realizado debate com os responsáveis pelos trabalhos. Nesta terça-feira, foram exibidas duas sessões e outra será mostrada na quarta.  MAC DEBATES CG.jpg

Os vídeos da primeira sessão foram apresentados pelo professor do campus Picuí, Ilton Fonseca, e traduzidos em Libras pelas intérpretes Maria Luiza e Marilia Santos. Diversos parceiros sociais do IFPB participaram do bate-papo que mostrou a importância do papel das ações extensionistas em reconhecer os valores culturais das comunidades e fortalecer esta riqueza. O chat contou com presença de pessoas de diversos campi e de Institutos de outros estados.

Um dos vídeos exibidos foi “Agrobiodiversidade: Herança de vó para neto” e a parceira social Thaynara Policarpo, do Centro de Ação Cultural de Campina Grande, ligado ao Fórum de Lideranças do Agreste, que agrega 14 municípios, foi uma das participantes do debate ao vivo. O vídeo mostrou a realidade de agricultores guardiões de sementes da cidade de Aroeiras. O trabalho é de disseminar as sementes crioulas, cultivadas sem agrotóxicos, para evitar a proliferação de sementes transgênicas. Em audiovisual, foi exibido ainda um curta-metragem de animação chamado “Amigos da natureza”.

if music MAC IFPB ENEX.jpg Na área musical, foram selecionados os trabalhos CaririBones: interpretação da obra Cantos Nordestinos do Compositor Gilberto Gagliardi; Sexteto Tabajara: interpretação da obra Suíte Tabajara do compositor Emanoel Barros; Seu Damião do Pifé: a música que vem do sertão paraibano; IFMusic em tempos de pandemia: a música como refúgio e alento em tempos de isolamento.

Em literatura, foram realizados recitais de textos publicados na Coletânea organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Os participantes que recitaram eram do campus Cajazeiras. MAC IFPB ENEX literatura.jpg

Confira aqui os vídeos apresentados na MAC nesta terça.

O Grupo Teatral Guará apresentou um trabalho sobre tempos de isolamento social com a leitura dramática do texto Distantes dos olhos (Elizeu Petrelli) que foi recitado pelo aluno João Paulo. O projeto é do campus Guarabira, coordenado pela professora Libna Naftali. A MAC teve ainda o vídeo “Coral de Libras: semeando esperança em tempos de pandemia” e o trabalho “O berço do Quilombola”.

Outros vídeos a serem apresentados são: Vamos arrancar botija; Quem casa quer casa - capítulo 1, A História em Cordel de Juvenal e o Dragão, É preciso desenhar: feminismo e outras vertentes, Essa é sobre você, FLIBA - Festa Literária da Barra do Mamanguape e En(re)torno.

A segunda sessão da Mostra Artístico-Cultural que foi exibida nesta terça-feira, a partir das 16h, está disponível neste link do canal da TV IFPB. Toda a programação do Enex está no site do evento

A mostra continua nesta quarta-feira e pode ser conferida neste link.  Assistindo ao vivo é possível enviar perguntas aos participantes dos projetos de extensão e cultura.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom / Imagens: Alice Pereira Melo - tutora do Enex