Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Oficinas do Enex estão com inscrição gratuita aberta

Oficinas do Enex estão com inscrição gratuita aberta

Atividades serão remotas no dia 21 de setembro e oferecem mais de 340 vagas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 14/09/2021 11h05 última modificação: 15/09/2021 17h12

As Oficinas do 6º Encontro de Extensão e Cultura (Enex 2021) do IFPB estão com inscrições abertas. Os interessados em participar das atividades podem se inscrever gratuitamente no site https://www.even3.com.br/enexifpb. São 10 oficinas e todas serão realizadas na terça-feira, dia 21 de setembro, remotamente, como todas as ações do evento realizado pelo Instituto Federal da Paraíba, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). São 345 vagas.

É preciso ter atenção para as especificidades de cada oficina. Algumas são abertas para a comunidade em geral, outras são mais direcionadas a determinada faixa etária ou escolaridade. É necessário fazer o cadastro no site do Even, se inscrever no Enex para então escolher as atividades e realizar a inscrição na oficina. A comissão acadêmica do Enex ressalta que apesar do site utilizar o termo "Finalizar compra" pra concluir a inscrição nas atividades, não é cobrada nenhuma taxa ou valor.

Na área de Tecnologia e Produção, foi aprovada a oficina de “Introdução a inovação tecnológica através da programação aplicada a economia 4.0” que será realizada de 14h às 16h. São 25 vagas e a oficina será ministrada por Amanda da Silva Fidelis, Marcos Paulo de Sousa Lucena, Moisés Lima de Sá, Luciano Lourenço da Silva Segundo e Thyago de Almeida Silveira.

Na área de Saúde, temos a oficina “Mindfulness: uma estratégia de cuidado na Pandemia de Covid-19”, no horário de 16h às 18h. São 30 vagas e as ministrantes serão Mykaella da Silva Santos e Raquel Ferreira de Almeida.

Na área de Meio Ambiente, são quatro oficinas. A oficina de "Sabão Ecológico" será ministrada pela equipe de Maria das Graças Negreiros de Medeiros, Alisson de Lima Xavier, Shirley Galvão da Silva e Alex da Silva Santos. Serão 60 vagas e no horário de 14h às 17h.

A oficina de "Produção e manejo de biofertilizante caseiro a base de casca de ovo, casca de banana e borra de café" será ministrada de 16h às 18h pela equipe Amanda da Silva Fidelis, Lyvia Lima da Silva, Marcos Paulo de Sousa Lucena, Maria Eduarda Campos Lins de Albuquerque, Mirlley Hanna Monteiro Ferreira que tem como orientador Thyago de Almeida Silveira. Estão sendo ofertadas 30 vagas.

De 14h às 18h, será realizada a oficina "Enriquecimento Ambiental para Animais Silvestres" para 30 participantes. A ministrante é Thallys Araújo da Silva. A oficina de "Educação Ambiental" oferta 50 vagas e será ministrada por José Emanuel Tavares Araújo, de 14h às 17h.

Na área de Direitos Humanos e Justiça, serão ministradas duas oficinas. De 14h às 16h será a oficina “Por uma outra economia: A economia de Francisco”, ministrada por Laudicéia Araújo Santana e que oferta 50 vagas. Já a oficina de “Inclusão e acessibilidade: um mínimo existencial e o olhar comunitário” será de 14h às 18h ministrada por Hermilia Feitosa Junqueira Ayres e Bruno Araujo Coelho, ofertando 25 vagas.

Na área de Cultura e Artes também são duas oficinas. Será ministrada a oficina “Produção de inventários culturais”, de 14h às 16h, pela equipe de Keitiana de Souza Silva, Andréa de Souza Silva Paulino, Kaio Cezar Paulino de Amorim e Andrezza Ferreira de Lima Paiva, ofertando 30 vagas. A oficina “Mercado de trabalho em música em tempos de pandemia” será realizada de 14h às 18h por Draylton Siqueira Silva, Adriano Araújo Ismael da Costa, Rivaldo de Araújo Dias e Bennett Oliveira da Silva para 15 participantes.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB/ Arte: Luzivan Silva – programador visual do IFPB