Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > IFPB conquista medalha de ouro na Olímpiada Nacional em História

IFPB conquista medalha de ouro na Olímpiada Nacional em História

"Equipe Rapaduras" é do Campus Campina Grande. Outras duas equipes tiveram menção honrosa
por Heranir Oliveira publicado: 13/09/2021 12h19 última modificação: 13/09/2021 14h22

O IFPB é campeão da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O anúncio da medalha de ouro, conquistada pela “Equipe Rapaduras” do Campus Campina Grande, foi divulgado neste domingo (12) durante a premiação do evento através do YouTube.

Das 415 equipes finalistas de todo o país, 15 da Paraíba conseguiram chegar à etapa final. A ONHB recebeu inscrições de equipes formadas por alunos dos 8ª e 9º anos dos ensinos Fundamental e Médio. A competição que teve início em maio, compreendeu seis fases online em que os participantes responderam questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.

A "Equipe Rapaduras" do Campus Campina Grande foi composta pelos estudantes dos Cursos Técnicos Kennedy Martins, de Informática, Clara Bisbo, de Química e Júlia Monteiro, de Edificações, sob a orientação do professor Glayds Veiga. Uma das medalhistas Clara Bispo revelou que a olímpiada foi um meio para se aprofundar no conhecimento da história. “Eu aprendi muitas coisas novas, tive contato com documentos e fontes que nem imaginava, a competição me deu uma nova perspectiva sobre o Brasil, porque conhecendo o passado do país é possível entender o presente e o que pode acontecer no futuro, é uma experiência incrível”.

O professor Glayds disse que a conquista da medalha de ouro é o resultado de um projeto que vem sendo desenvolvido em Campina Grande desde 2011. O campus já obteve em edições anteriores 4 medalhas de bronzes e 3 de pratas.” Essa medalha de ouro consolida o trabalho que apresenta aos alunos uma nova perspectiva para a compreensão da história, pois no decorrer da olimpíada o contato com fontes históricas, o despertar para a pesquisa, e o incentivo à construção do conhecimento pela autonomia, oferecem aos alunos um pouco do ofício do historiador, e desperta o seu olhar para uma análise crítica da história”.

Outras duas equipes do Campus Campina Grande participaram da etapa final e conquistaram menção honrosa com a medalha de cristal: a Equipe NASA formada pelos alunos João Victor, Thais Oliveira e Rodrigo Paulo, do curso de Química; e a Equipe CtrlH(istória) formada pelos alunos Jonatas Tavares, Nicolas Sousa e Catarina Ramalho, do curso de Informática.

No total, 90 grupos receberam medalhas na competição, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. Outras informações no site da ONHB.

Texto: Heranir Oliveira-Equipe DGCOM / Foto: arquivo do professor Glayds