Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Execução Orçamentária e avaliação das AENPs são discutidas no Colégio de Dirigentes

Data de aniversário do IFPB também foi lembrada durante a audiência
por Patrícia Nogueira publicado: 23/09/2021 14h27 última modificação: 23/09/2021 15h18

O Colégio de Dirigentes se reuniu na manhã desta quinta-feira (23). A data em que a Instituição completa 112 anos de atividades foi vivenciada e registrada com a discussão de dois temas importantes para a comunidade acadêmica: a execução orçamentária e a avaliação dos campi sobre as Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs). Na próxima semana, o IFPB deverá anunciar nova deliberação sobre o retorno das atividades presenciais.

A reunião foi iniciada com a leitura da crônica do Reitor Nicácio Lopes homenageando a instituição. A tradicional festa comemorativa, devido a pandemia, foi adiada para o dia 30 de novembro, data natalícia do ex-diretor Coriolano de Medeiros.

O primeiro ponto discutido com os Diretores Gerais e Diretores Administrativos foi a execução orçamentária do IFPB. Afoto 01.jpg data limite para executar o orçamento é dia 30 de outubro. O Pró-Reitor de Administração Pablo Andrey Arruda e as suas auxiliares Thaciana Cunha e Renata Almeida mostraram um diagnóstico da situação dos campi, com o objetivo de identificar problemas e traçar soluções para que o orçamento do exercício de 2021 seja executado em sua totalidade.

Ficou estabelecido que haverá reuniões semanais entre o reitor, a PRAF e os Diretores dos Campi para apresentação de um retrato do empenho e da liquidação do recurso. “Vamos fazer um acompanhamento de perto junto aos Campi. Queremos que o recurso público chegue na ponta. Nossa meta obrigatória é a execução de 100% do orçamento. Não tenho dúvidas de que vamos corrigir as distorções e cumprir nossa meta”, afirmou Nicácio.

O segundo ponto tratado pelo Colégio de Dirigentes foi a avaliação das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs). Cada campus apresentou uma percepção sobre cenário local que irá subsidiar o avanço, em alguns campi para a fase 4, e outros para fase 5 das AENPs. Estas fases compreendem, respectivamente, a implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais e consolidação do ensino híbrido, conforme regulamenta a Resolução CS/IFPB 28/2020.

Os diretores dos campi falaram sobre as dificuldades com relação as AENPs e por outro lado com refletiram sobre novas situações que podem ser enfrentadas durante o retorno. Fizeram também um balanço sobre a vacinação dos estudantes e dos servidores.

foto 02.jpgAo final da reunião, ficou definido que todos os diretores deverão enviar por escrito um relato sintetizando o que foi apresentado hoje para a Pró-Reitoria de Ensino, até o dia 24. Deverão também, até o dia 28, realizar novas oitivas com a comunidade (servidores, discentes e pais de estudantes) para que seja analisado o cenário local e apresentar esse balanço na próxima reunião do Colégio de Dirigentes que está marcada para a quarta-feira (29).

“Dia 30 é o último dia de vigência das AENPs e esse diagnóstico irá fornecer elementos que subsidiarão o posicionamento final em relação aos próximos passos que daremos. Escutando cada comunidade de forma dinâmica e dialógica vamos fazer nossa deliberação com responsabilidade”, disse o Reitor. A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta complementou que todas as decisões sempre são pautadas no cuidado e na preservação da vida e dessa vez não será diferente.