Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Conheça os projetos de Extensão participantes da EXPOTEC 2021

Conheça os projetos de Extensão participantes da EXPOTEC 2021

Projetos voltados à inovação tecnológica dos campi Cabedelo e Cajazeiras estão sendo expostos no evento
por publicado: 30/09/2021 17h37 última modificação: 30/09/2021 17h37

O IFPB é uma das instituições que está participando da Expotec 2021 - Feira e Exposição de Tecnologia que acontece de 29/09 a 01/10/2021, no Centro de Convenções de João Pessoa, com atividades híbridas. Neste ano, o tema do evento é “Novas Tecnologias, Internet Comunitária, Infraestrutura Crítica e Cibersegurança”, que coloca a rede de conexão global como ponto central da reflexão.

(2).jpegOs projetos expostos são: "Elaboração de Maquetes Tridimensionais Interativas e Interdisciplinares com base na iniciação tecnológica com foco na economia 4.0" (IniTEC CBD 4.0) e "Desenvolvimento de Tecnologias Sociais auxiliares para recuperação de áreas degradadas em unidades de conservação no município de Cabedelo" do Campus Cabedelo; e "Sistema e Controle de Irrigação para viveiristas -produtores", "Desenvolvimento de termômetro corporal sem contato e de baixo custo para ajudar na identificação de infectados pelo coronavírus", "Desenvolvimento de dispositivo para prevenção de aglomerações e aferição da temperatura corporal" e "Protótipo navegável remotamente via wifi, de baixo custo, para o ensino de robótica" do Campus Cajazeiras.

Segundo Yana Dantas, diretora de Extensão Tecnológica, o IFPB participa da Expotec desde a sua primeira edição. "Este ano, estão sendo apresentados trabalhos dos campi Cabedelo e Cajazeiras que participaram do ENEX 2021. São trabalhos de muita qualidade relacionados a diversos temas como, por exemplo, a minimização dos impactos da COVID, que estão recebendo feedback muito positivo dos frequentadores do evento".

(1).jpegVinícios Mangueira, estudante de Automação Industrial do Campus Cajazeiras, destaca a importância da participação no evento. "É muito importante, primeiramente, no meio acadêmico para que o aluno viva essa experiência de contato pessoal com outros expositores. É importante também pra divulgar essas iniciativas que não são muito conhecidas. A gente tem aqui exposto, por exemplo, um protótipo de carro para ensino de robótica que mostra que existem novas possibilidades de ensino e desenvolvimento de novas metodologias que podem ser aplicadas aos alunos de diversas instituições".

Pietro Finizola, estudante de 07 anos, foi um dos visitantes do estande do IFPB e ficou encantado com o protótipo apresentado pelos estudantes do sertão paraibano. "Eu nunca tinha visto um carrinho assim e gostei porque ele anda sozinho, guiado pelo computador".

Thyago Silveira, professor do Campus Cabedelo, destaca o projeto de extensão exposto que foi selecionado no edital nacional voltado ao fortalecimento da economia 4.0. "É um dos projetos desenvolvidos no campus que abrange a  inovação tecnológica e capacita estudantes das escolas do município na área da robótica, marcenaria e introdução a programação e suas tecnologias". Já Marcos Paulo é estudante do campus e faz parte do projeto. Para ele, "a Expotec é um espaço que proporciona novas possibilidades de parcerias para nossos projetos. É também uma forma de enriquecer nosso currículo e desenvolver nosso senso crítico, observando ações que podemos desenvolver também no nosso IFPB".

Para saber mais sobre a Expotec 2021, clique aqui.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC