Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 09 > Câmara Federal celebra Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Câmara Federal celebra Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Reitor Nicácio Lopes foi o representante do Conif na Audiência pública que marcou 112 anos da Rede
por publicado: 24/09/2021 15h16 última modificação: 24/09/2021 15h16

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) participou, nesta quinta-feira (23/9), da audiência pública virtual conjunta da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, realizada em alusão ao Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O representante do Conif na audiência pública foi o reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes.

Em 2021, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completa 112 anos de uma história iniciada com a publicação do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, que criou as 19 Escolas de Aprendizes Artífices. No decorrer dos anos, a centenária Rede foi modernizada e chegou a todos os cantos do Brasil. Atualmente são 661 campi em 578 municípios do País. Quase um milhão de estudantes frequentam um dos quase 12 mil cursos ofertados desde o nível básico até a pós-graduação. Para isso, a estrutura nacional conta com mais de 75 mil servidores.

Durante sua participação na audiência pública, o reitor do Instituto Federal da Paraíba mostrou um pouco da infraestrutura que está por trás das instituições da Rede e falou de sua importância para o desenvolvimento do Brasil. “Somos uma rede diversa e plural e para nós é uma honra participar de um debate rico em prol da Educação Profissional no Brasil. O apoio do parlamento é importante para o fortalecimento das instituições”, disse Nicácio Lopes em sua fala.

Os requerimentos para a realização da audiência foram protocolados pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). “Temos que avançar em ações que estimulem as diferentes iniciativas para garantir acesso à Educação de qualidade aos brasileiros, seja na estrutura pública ou na iniciativa privada. Temos que construir e desenvolver políticas e financiamentos que garantam isso”, sinalizou a deputada Professora Dorinha durante o encontro.

Izalci justificou a importância da audiência dado o reconhecimento da Educação Profissional como uma das formas para o desenvolvimento da economia, empregabilidade dos jovens e para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O senador também agradeceu os membros da mesa pela participação no evento. Também estiveram no encontro representantes do Sistema S e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant’Ana, que na oportunidade desejou que o país possa “comemorar mais avanços para a Educação Profissional e Tecnológica”.

Comemoração O Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica foi instituído neste ano, a partir de uma proposta da deputada Professora Dorinha. A data escolhida marca a assinatura do decreto que criou as Escolas de Aprendizes Artífices, no governo do presidente da República Nilo Peçanha, em 1909, e é considerado o marco inicial da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Adaptado de Marcus Fogaça - Assessoria de Comunicação do Conif