Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > PRE faz reunião de avaliação sobre Atividades de Ensino Não-Presenciais

PRE faz reunião de avaliação sobre Atividades de Ensino Não-Presenciais

Diretorias de Desenvolvimento de Ensino dos campi abordaram diversas temáticas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 21/07/2021 18h31 última modificação: 21/07/2021 18h31

Uma reunião virtual de avaliação sobre as Atividades de Ensino Não-Presenciais (AENPs) do Instituto Federal da Paraíba foi realizada nesta quarta-feira, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE). Nos dois turnos, as equipes gestoras da PRE e das Diretorias de Desenvolvimento de Ensino (DDEs) dos campi se debruçaram sobre diversas temáticas envolvendo a adaptação das atividades acadêmicas para o formato à distância durante a pandemia de covid-19.

A abordagem inicial foi sobre o acompanhamento de discentes durante as AENPs por parte da PRE, seguida por comentários e discussões dos presentes a respeito da temática. A dinâmica da reunião, realizada via Google Meet, foi de elencar temas já previamente designados para serem abordados por cada campus, abrindo para a discussão e colaboração dos colegas. A pró-reitora de Ensino Mary Roberta Marinho acompanhou cada ponto de discussão com intervenções e já apontando sugestões e encaminhamentos.

A primeira temática foi a participação nas aulas síncronas e acompanhamento da frequência dos estudantes abordada pela gestão de ensino do Campus Esperança. O tema de Retenção e evasão foi apresentado pela DDE do Campus João Pessoa. Reposição de Atividades foi abordada pelo Campus Sousa que também explanou sobre o excesso de atividades para os discentes com análises da diretora Joselma Mendes Carneiro.

Os Alunos com deficiência foram a temática abordada pelo diretor de Ensino do Campus Guarabira Erivan Tomé. Estágio e diplomação foram temas tratados pelo Campus Santa Luzia. Aulas assíncronas, síncronas e gravação foram temas elencados pelo Departamento de Ensino Superior do Campus Campina Grande, Cícero da Silva Pereira. O tema de Suporte ao docente para elaboração de material foi apresentado pelo professor Paulo Marcelo Feitoza de Lima do Campus Patos. Os Instrumentos avaliativos foram apresentados pela gestão de ensino do Campus Areia, Maria Gracilene. O Ambiente de capacitação foi o tema tratado pelo Campus Mangabeira-JP.

AENPS IFPB REUNIAO.jpg Cada ponto apresentado teve intensa participação dos presentes com colaboração e troca de experiências, a fim de que cada problemática enfrentada encontrasse uma alternativa de solução. A pró-reitora Mary Roberta destacou que novos cursos de capacitação a serem ministrados pelo IFPB, por meio da Diretoria de Educação a Distância, ou por outras entidades é uma das atividades que devem ser promovidas para sanar algumas questões.

Na visão do professor Paulo Marcelo, um dos desafios apresentados pelos docentes é a necessidade de elaborar materiais mais detalhados e completos que não são mais apenas pontos de apoio para a aula presencial, mas se tornam fontes de consulta para estudo posterior. A diretora do campus Mangabeira Zoraida Arruda destacou que a questão social que levou muitos alunos a buscar mais fontes de renda é um dos fatores que atrapalham o acompanhamento das aulas. Os gestores, a exemplo de Katia Cristina Oliveira, comentaram da necessidade de constante adaptação das metodologias diante do feedback dos alunos.