Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > IFPB promove ações de saúde mental e emocional

IFPB promove ações de saúde mental e emocional

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis priorizou a temática para auxiliar estudantes durante a pandemia
por publicado: 02/08/2021 11h30 última modificação: 05/11/2021 14h55

Acolhimento. Apoio. Escuta. Saúde mental, emocional e psicológica. Essas são algumas das questões que estão sendo observadas com muita atenção nos Campi e na reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), durante o período do enfrentamento à pandemia do coronavírus. Desde o início da pandemia da Covid-19, ações institucionais envolvendo a saúde mental e emocional se multiplicam nas unidades da Instituição, visando acolher estudantes e servidores que precisam de atenção.

O isolamento social, o medo, a incerteza com o futuro, a mudança no ritmo das relações sociais, tudo isso pode gerar ou potencializar problemas, como a depressão, a ansiedade, a dificuldade de lidar com situações cotidianas e até mesmo gerar brigas, tristeza e solidão. Diante desse cenário complexo, surge a necessidade de preservar a saúde psicológica e mental. Pensando nisso, o Grupo de Trabalho em saúde mental em conjunto com os NAPS (Núcleo de Apoio Psicossocial) e ERSM (Equipes de Referência em saúde Mental), têm trabalhado no sentido de acolher a comunidade acadêmica. Ana Carolina Simões destacou que essas ações voltadas ao suporte e orientação psicológica de servidores e estudantes devem ser uma prioridade institucional.

A Psicóloga e Assistente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Ana Carolina Simões, destaca que a situação é complexa e exige atenção: “estamos vivendo momentos difíceis em nível nacional e internacional no que se refere a essa pandemia da Covid-19. Por isso as ações que tratam da saúde mental e emocional dos servidores são muito relevantes, principalmente neste momento de distanciamento social”.

Dessa forma, com o objetivo de auxiliar a saúde emocional da comunidade acadêmica no período de isolamento social, o Grupo de trabalho em saúde mental junto com os NAPS além de estruturar algumas ações visando ao acolhimento de alunos e servidores, construíram o Guia de Saúde Mental na Pandemia como forma de oferecer mais um suporte a toda comunidade do IFPB.

O Guia de saúde mental na pandemia foi construído pelos integrantes do GT de saúde mental do IFPB composto por: Manoel Pereira de Macedo Neto (Pró-Reitor de Assuntos Estudantis), Ana Carolina Simões Andrade Santiago Mousinho (Coordenadora Do Gt De Saúde Mental Do IFPB), Thiago Viegas Gomes Lins, Rivania De Sousa Silva, Lucivaldo Alves Ferreira, Letícia Lacerda Bailão, Edneide Ferreira Dos Santos, Silvia Helena Valente Bastos.

Acesse aqui o Guia.