Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > Editora IFPB lança livro sobre ensino de Literatura

Editora IFPB lança livro sobre ensino de Literatura

Obra é organizada por professoras do IFPB e UFPB. Entre as autoras, há professoras, egressa e aluna da instituição
por Ana Carolina Abiahy publicado: 29/07/2021 16h11 última modificação: 30/07/2021 14h53

A Editora IFPB publicou mais um livro em formato digital. A obra "Português linguagens: o ensino de Literatura no livro didático", foi organizada pelas professoras Girlene Marques Formiga do Instituto Federal da Paraíba e por Daniela Maria Segabinazi e Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira, ambas da UFPB.

A publicação é resultado de pesquisa concluída por membros do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (GEEF) da Universidade Federal da Paraíba, coordenado pela docente Daniela Segabinazi . A obra concentra-se na área de Literatura, especificamente na abordagem da leitura literária, a partir da análise da coleção Português Linguagens (2015), de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicada pela editora Atual/Saraiva, direcionada aos anos finais do Ensino Fundamental.

Este livro didático analisado foi escolhido porque, de acordo com os dados de distribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi a coleção com maior distribuição de exemplares nas escolas brasileiras e a adotada na maioria das escolas públicas municipais da capital paraibana, de 2017 a 2019.

São cinco capítulos abordando enfoques distintos, refletindo acerca da composição de um referencial básico do ensino de literatura, tendo como propósito discutir e propor práticas significativas de leitura a partir do manual didático. O público-alvo são professores de Língua Portuguesa e Literatura, licenciandos dos cursos de Letras e pesquisadores interessados no tema.

A obra analisa os gêneros literários, o manual do professor e as ilustrações, entre vários outros aspectos presentes na coleção de livros adotada nas séries do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

O livro pode ser baixado gratuitamente pelo site da Editora IFPB neste link.

O GEEF é dedicado aos estudos da Língua, Literatura, Formação e Profissionalização Docente para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar e multidisciplinar. O Grupo é constituído por estudantes de Licenciaturas, mestrandos, doutorandos e professores da Educação Básica e Superior da UFPB, do IFPB e de escolas públicas estaduais e municipais da Paraíba.

Entre as autoras do IFPB, estão a organizadora Girlene Formiga, que é docente do campus João Pessoa e Alessandra Gomes Coutinho, do campus Cabedelo. No grupo, há ainda Cristina Rothier Duarte, egressa do curso de Letras do IFPB e Maria Betânia Peixoto Rocha, aluna da graduação na modalidade de ensino à distância.