Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 07 > 6º Enex está com inscrição aberta para submissão de trabalhos

6º Enex está com inscrição aberta para submissão de trabalhos

Várias atividades têm prazo para envio de propostas até 30 de julho. Evento será virtual
por Ana Carolina Abiahy publicado: 15/07/2021 17h44 última modificação: 15/07/2021 17h44

O 6º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB só vai acontecer de 20 a 22 de setembro, mas alguns prazos de inscrição para submissão de atividades já se encerram neste mês de julho. O Enex 2021 aceita inscrições gratuitas e online pelo site: https://www.even3.com.br/enexifpb/

Até o dia 22 de julho, é o prazo exclusivo para que estudantes e servidores do Instituto Federal da Paraíba enviem suas propostas para as seguintes atividades: Mostra Artística-Cultural, Mostra Tecnológica Social, Oficinas e Redes de Conversa. De 22 a 30 de julho, o sistema abre também para receber as submissões de pessoas de outras instituições para estas mesmas atividades.

Quem desejar participar somente como ouvinte pode realizar a inscrição até o dia 20 de setembro. O evento será virtual e tem como tema “Extensão para as diferenças: resistir e esperançar”. O verbo esperançar faz alusão a Paulo Freire neste ano em que se comemora o centenário do grande educador brasileiro e uma das inspirações para a prática extensionista e a educação emancipatória.

Saiba um pouco mais sobre as atividades que já estão com submissão aberta:

Mostra Artística-Cultural: Tem a finalidade de compor um espaço de formação, avaliação, valorização, acesso, fruição e difusão da produção artístico-cultural do IFPB e da comunidade externa, bem como de articular agentes, grupos e coletivos de arte e cultura no âmbito institucional.

Oficinas: Ação prática de construção e reconstrução do conhecimento. Nesse contexto, se caracterizam como espaços usados para trocas de informações e produção de saberes sobre temas diversos da extensão e da cultura.

Redes de Conversa: Espaços virtuais para a troca de experiências resultantes de ações de extensão e cultura desenvolvidas no IFPB e na comunidade em geral. Priorizam o diálogo, a participação, o respeito ao outro, o trabalho em grupo e a dinâmica de um constructo contínuo.

II Mostra Tecnológica Social: Evento que apresentará a diversidade do conhecimento científico e tecnológico como fator transformador da sociedade por meio da tecnologia social e da inovação social. Serão selecionados os trabalhos de extensão desenvolvidos por estudantes e servidores do IFPB e pela comunidade em geral, com foco na disseminação de Tecnologias Sociais / Inovação Social que favoreçam o processo de acessibilidade às metodologias, aos processos e aos produtos tecnológicos por grupos sociais vulneráveis.

A sexta edição do Enex é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB por meio de comissões que aglutinam membros da reitoria e dos campi. Além das atividades que iniciaram o processo de submissão, o evento tem outras modalidades de participação: Mesas Redondas, Feira de Economia Solidária e Criativa e o Festival de Intérpretes e Canções (FESTIN). Em breve, o site trará as orientações para participação nestas atividades.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Arte: Luzivan Silva - programador visual do IFPB