Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > Reitoria Itinerante é realizada no Campus Cabedelo Centro

Reitoria Itinerante é realizada no Campus Cabedelo Centro

Servidores e estudantes se reuniram por meio de webconferência para dialogar com a gestão
por Patrícia Nogueira publicado: 30/06/2021 18h05 última modificação: 30/06/2021 18h05

O Campus Cabedelo Centro recebeu nesta quarta-feira (30) mais uma edição do programa Reitoria Itinerante. As reuniões ocorreram por meio de webconferência garantindo o distanciamento social recomendado pelas autoridades sanitárias devido a pandemia.

Os encontros virtuais foram realizadas em três etapas, tratando de temas específicos. No turno da manhã, a primeira etapa foi a audiência com os servidores; no turno da tarde foi realizada audiência com os discentes e por fim, a reunião com os gestores para traçar o plano de ação. O objetivo do programa é ser um espaço de reflexão sobre o desenvolvimento das políticas educacionais do IFPB, dando voz a comunidade, de forma democrática e transparente, e fazendo com que sejam partícipes das tomadas de decisões.

Abrindo os trabalhos dos turnos da manhã e tarde foi apresentado um vídeo sobre diversidade e inclusão social, intitulado “A menina da cabeça grande”, homenageando Luana, uma paraibana da cidade de Sumé.

A reunião com os servidores abordou temas como orçamento, ampliação da estrutura física, apoio para atividades remotas, acesso a projetos de pesquisa e extensão, carga horária docente e curricularização da extensão.

Já a reunião com os estudantes contou com a presença de representantes de cada turma e dos coordenadores dos cursos e foram tratados pontos referentes a incentivo a extensão, pesquisa, estágios, formação de professores, programa de ensino para o Enem e ampliação da estrutura do campus.

O Reitor Nicácio Lopes enalteceu o trabalho desempenhado pelo Campus Cabedelo Centro sobretudo no tocante ao atendimento às comunidades mais humildes e necessitadas. “Temos a convicção que apenas a educação pode modificar a realidade do nosso país e formar cidadãos capazes de agir na redução das desigualdades sociais e atuar no combate ao preconceito de toda ordem. Para esse enfrentamento oferecemos uma educação libertadora e socialmente referenciada”, pontuou Nicácio.

A Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho, lembrou importantes conquistas por parte do campus. “Temos muito a agradecer pelo trabalho em conjunto. Há uma grande liderança por parte da diretora Keitiana que tem nos apoiado nesse compromisso com a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Agradeço também ao programa reitoria itinerante que tem sido tão profícuo na resolução dos problemas da comunidade acadêmica, por meio do diálogo”, destacou Mary, que ressaltou também o papel fundamental que o Campus tem exercido durante a pandemia nos processos de ensino e realização de cursos de Formação Inicial e Continuada, obtendo uma resposta muito positiva da comunidade.

A Diretora Geral do Campus Cabedelo Centro Keitiana de Souza agradeceu a comunidade e a reitoria pelo apoio e ressaltou a representatividade das mulheres no IFPB, oportunizada pelo Reitor Nicácio. Também lembrou que o Programa Reitoria Itinerante tem sido muito importante para a unidade no tocante a possibilidade de realizar um trabalho em conjunto. “Agradeço ao Reitor Nicácio, ao professor Almiro e a cada pessoa que faz com que a reitoria itinerante aconteça”, disse a diretora que também enalteceu o caráter humanizado da educação ofertada: “Somos um campus que tem uma força humana muito grande, que vê a escola como itinerante. Construímos o nosso campus fundamentado na educação popular, na concepção de que temos que ter muros baixos, estar abertos a comunidade, somos sistematizadores do conhecimento. Aqui é um espaço dialógico”, afirmou.

No final da tarde a equipe gestora se reuniu e traçou o plano de ação para a resolutividade das demandas apresentadas pela comunidade.