Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > Oficina marca encerramento do Seminário dos NEABIs do IFPB

Noticia

Oficina marca encerramento do Seminário dos NEABIs do IFPB

No último dia do evento, participantes elaboraram planos de trabalho dos núcleos nos campi
por publicado: 03/06/2021 10h59 última modificação: 03/06/2021 10h59

O Seminário dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IFPB chegou ao fim com a realização de uma oficina de elaboração dos planos de trabalho dos núcleos nos campi. O encerramento aconteceu na última quarta-feira (02), com transmissão através do canal da TV IFPB no YouTube. Clique aqui para ter acesso.

Mediado pela professora Maria Leopoldina Cardoso, do Campus Princesa Isabel, o evento contou ainda com a intervenção artística da professora Aline Monteiro, do mesmo campus.

Na avaliação de Victor Mariano, representante do Campus Monteiro, o Seminário conseguiu cumprir o objetivo “de motivar e de fazer com que os participantes passem a ser ativos na construção dos NEABIs”. 

O diretor de Cultura, George Glauber, ressaltou a satisfação em participar das aprendizagens advindas das quatro noites do evento. “A gente fica bastante feliz com os resultados do Seminário e, principalmente, com a adesão das pessoas envolvidas na organização, além dos servidores, estudantes e pessoas de outras instituições que participaram. Desta forma, podemos perceber que esta é uma pauta necessária e que existem muitas pessoas com garra e interesse em participar desses espaços de resistência”. 

“Este não é o fim de um trabalho, mas a continuidade das discussões ancestrais do nosso povo negro e indígena. Mesmo assim, faço questão de registrar que é um marco dentro do IFPB poder tentar contribuir na discussão, não apenas para reformulação de uma resolução, mas sobretudo para provocarmos mutuamente sobre o nosso papel de construir os NEABIs não apenas como núcleo burocrático, mas como um núcleo de estudos capaz de estruturar o fazer científico, intelectual, artístico e cultural da produção do conhecimento afro-brasileiro e indígena na instituição”, destacou o coordenador do evento, Hélio Gondim.

O Seminário dos NEABIs teve início no dia 25 de maio e foi promovido pelas pró-reitorias de Ensino, Extensão e Cultura, e Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, com apoio da comissão do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEFPB) em Princesa Isabel. Durante quatro noites, foram realizadas discussões a fim de fortalecer a implantação dos núcleos nos campi do Instituto. 

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC