Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > IFPB firma convênio com prefeitura de João Pessoa

IFPB firma convênio com prefeitura de João Pessoa

Assinatura do Termo de Cooperação foi realizada na manhã desta segunda-feira (28)
por Patrícia Nogueira publicado: 28/06/2021 12h14 última modificação: 07/07/2021 14h56

O Instituto Federal da Paraíba e a prefeitura de João Pessoa assinaram, na manhã desta segunda-feira (28), um protocolo de intenções para realização de ações conjuntas nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação, ensino (EaD), extensão tecnológica, dentre outras.

O convênio envolverá servidores e estudantes e se dará por meio da realização de ações temáticas dentro das necessidades da prefeitura e da expertise e áreas de atuação do IFPB.

Durante a reunião, o Reitor Nicácio Lopes destacou a atuação da prefeitura de João Pessoa na condução de medidas sanitárias para conter a pandemia e agradeceu o empenho na vacinação dos profissionais da educação como grupo prioritário. “O desempenho excepcional da prefeitura e o reconhecido esforço na execução de ações para combater a pandemia têm nos dado segurança nesse momento de tanta fragilidade”, ressaltou o Reitor Nicácio.

A melhoria da qualidade da oferta da educação pública e o novo paradigma que será enfrentado pós pandemia foram um dos aspectos discutidos entre os gestores. Por meio da parceria, ambas as instituições poderão atuar em conjunto. O Prefeito Cícero Lucena lembrou que a escola pública deve ser tão boa quanto a particular e que na sua gestão haverá um incentivo a alfabetização digital, por meio da compra de tablets e parcerias com a Google: “Meu compromisso é fazer o alicerce das crianças na tecnologia, criar o sentimento de empreendedorismo, capacitar os professores. Estamos num momento em que a crise nos ensina a criar mecanismos e soluções”, disse o prefeito ao lembrar que os professores da rede municipal oferecem a base da educação para os futuros e potenciais alunos do IFPB.

O Reitor Nicácio enfatizou que em quase 112 anos de atuação, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica visa mais que formar simples técnicos competitivos, mas sim formar cidadãos dotados de criticidade e capazes de transformar a sociedade.

Para o Prefeito Cícero, a oportunidade de formalizar a parceria com o IFPB tem um objetivo comum: fazer uma educação inclusiva e que gere oportunidades aos jovens com a qualidade que é característica do IFPB. “A prefeitura fica muito grata a essa instituição no sentido de se dispor a colocar o seu conhecimento prático para ajudar aos nossos jovens alunos da rede pública e também ajudar com qualificação dos professores. É motivo de muita satisfação estar renovando essa confiança com o Instituto Federal da Paraíba que avançou tanto e tem essa visão de colaborar com o futuro da cidade e estado como um todo”, pontuou.

O Reitor Nicácio Lopes definiu o acordo de parceria como muito positivo para o desenvolvimento do município. “O IFPB está pactuando uma série de ações que serão desenvolvidas por meio de um grande leque em diversas áreas. Nós podemos, a partir de agora, robustecer fortemente as ações que já têm sido desenvolvidas no âmbito da prefeitura e focar no desenvolvimento da educação”, explicou o Reitor que enalteceu o espírito público do prefeito e de toda sua equipe na realização de parcerias interinstitucionais.

A reunião para assinatura do termo foi realizada na sede da reitoria, em Jaguaribe. O Reitor Nicácio Lopes e o Prefeito Cícero Lucena estiveram acompanhados da Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Marinho, dos Assessores Almiro de Sá e Aguinaldo Tejo, dos Secretários municipais José William Montenegro (Planejamento), Marcos Vinicius Nóbrega (Comunicação) e Janildo Silva (Adjunto da comunicação).

Confira o vídeo com depoimento dos gestores.