Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 > Colégio de Dirigentes se reúne nesta segunda-feira (14)

Colégio de Dirigentes se reúne nesta segunda-feira (14)

Informes sobre a situação orçamentária do Campus Sousa e ações das Pró-Reitorias foram abordadas pelos gestores
por Patrícia Nogueira publicado: 14/06/2021 14h44 última modificação: 14/06/2021 14h44

O Colégio de Dirigentes do IFPB (Codir) se reuniu por meio de webconferência nesta segunda-feira (14). Na pauta do encontro constaram pontos como a situação orçamentária do Campus Sousa e relatos das ações das Pró-Reitorias.

O Reitor Nicácio Lopes abriu a reunião fazendo um apanhado sobre a situação da pandemia e a vacinação dos profissionais da educação, almejando que se possa em breve retornar à normalidade.

O primeiro ponto de pauta abordado foi a prestação de contas do Campus Sousa relativa a implantação das recomendações do relatório técnico aprovado pelo Colégio de Dirigentes na última reunião, com vistas a sanar a situação orçamentaria da unidade.

O Diretor de Administração do Campus Jarismar Oliveira e o Coordenador de Contabilidade Antônio Firmino apresentaram as primeiras medidas já tomadas. O Diretor Geral Francisco Cicupira fez algumas ponderações acerca das propostas de soluções apresentadas. Ao final das exposições, como forma de encaminhamento, ficou definido que o Campus deverá apresentar uma contraproposta para o saneamento do déficit, a partir de um diálogo conjunto entre a comissão e a diretoria. No entanto, as propostas do relatório apresentado pela comissão, continuarão vigentes.

A contraproposta será apresentada na próxima reunião do Codir para que se defina os próximos passos a serem tomados. “Haveremos de sanar essa situação, com espirito público e solidariedade”, destacou o reitor Nicácio Lopes.

Após finalizado o ponto sobre o campus Sousa, houve os relatos das ações das pró-reitorias. O Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey Arruda informou sobre Portaria ministerial que deve ser assinada hoje com novas diretrizes de execução orçamentaria e financeira para o ano de 2021, que traz algumas alterações sobretudo em relação aos prazos.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informou sobre a necessidade de realização de um novo pregão para escolha dafoto 03.jpg empresa que irá fazer a distribuição dos kits de gêneros alimentícios do PNAE. De acordo com o Pró-Reitor Manoel Macedo, algumas cestas do IFPB Solidário serão destinadas aos alunos que estão em situação mais emergencial, enquanto o pregão é finalizado. Por fim o professor Macedo informou sobre o convênio com a clínica de psicologia do Unipê que disponibilizará estagiários para atender a alunos dos campi onde não há psicólogos.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura anunciou a abertura dos prazos de inscrições para as comissões do Enex que será realizado em Setembro. A Pró-reitora Cleidenédia Oliveira também incentivou aos campi que inscrevam seus professores no edital de projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada aos estudantes das escolas públicas. “É uma oportunidade de realizarmos um trabalho junto a estudantes dos anos finais do ensino fundamental que podem ser nossos futuros alunos. Além disso, o edital oferece bolsas para estudantes e coordenadores, o que é uma saída nesses tempos de crise orçamentaria”, estimulou a Pró-Reitora Cleidenédia.

Já a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação lembrou que estão abertas as inscrições para o Programa de Incentivo a Qualificação dos servidores, voltadas àqueles que estão cursando a pós-graduação e informou que os pagamentos estão sendo atualizados com a chegada dos recursos. A Pró-Reitora Silvana Cunha anunciou também: o IV Simpif para o mês de novembro, a conclusão da política de inovação que será aberta para consulta pública, programa de incubação e ações integradas junto ao Polo de Inovação e ações da editora IFPB, cujo conselho editorial será empossado ainda hoje (14).

A Pró-Reitoria de Ensino informou sobre o lançamento do Processo Seletivo de Cursos Técnicos. “Estamos finalizando os últimos ajustes para divulgarmos o edital para os cursos subsequentes ao ensino médio”, comemorou a pró-reitora Mary Roberta. Dentre outras ações da PRE foi apresentado sobre as inscrições para o programa Novos Rumos de turismo que envolverá todo o nordeste e já está articulado junto ao governo do estado para auxiliar na divulgação e inscrições dos guias de turismo. Mary Roberta pontuou também acerca do Programa Nacional do Livro Didático, Seminário da Curricularização da Extensão e Programa Jovem Aprendiz.

A próxima reunião do Colégio de Dirigentes deverá trazer para a pauta pontos que não foram debatidos hoje por conta do adiantar da hora: aprovação do Relatório Anual de Gestão e Plano de Desenvolvimento Institucional e ainda informes sobre as obras que a reitoria está realizando nos campi com os recursos oriundos de emendas parlamentares.