Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Seminário dos NEABIs prossegue com revisão de legislação

Seminário dos NEABIs prossegue com revisão de legislação

Segundo dia do evento debateu a Resolução Nº 62/2017-CS
por publicado: 28/05/2021 09h52 última modificação: 28/05/2021 09h52

O Seminário dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IFPB prosseguiu na última quinta-feira (27), com a realização de um debate para revisão da Resolução Nº 62/2017-CS - que dispõe sobre a criação, normatização, organização e funcionamento dos Núcleos no Instituto.

Mediado pelo professor Hélio Gondim, o encontro teve como debatedores o diretor de Educação Superior, Geísio Vieira, e a professora Maiza Medeiros, do Campus Princesa Isabel. Antes das discussões, houve a intervenção artística da servidora Renálide Carvalho, do Campus Cabedelo Centro.

Para Hélio Gondim, o momento é um espaço para o debate e a reflexão acerca da grande questão que norteia o Seminário, ou seja, a definição de qual o NEABI que o Instituto precisa. “Este é um espaço que externaliza o debate coletivo e o chamamento de pessoas para ajudar a construir os Núcleos, através da reflexão crítica e o debate sobre a legislação vigente”, enfatizou. Ainda segundo o professor, “esta é uma construção coletiva que busca alinhar o que consta no planejamento institucional à realidade da atuação prática dos NEABIs”.

Durante o encontro, o diretor Geísio Vieira realizou uma abordagem temporal sobre a elaboração da Resolução 62/2017 - CS e destacou que “o seminário acontece de forma efervescente e, com muito entusiasmo, debate e resgata a luta dos povos afro e indígenas, provocando outras pessoas a participarem deste processo”. De acordo com o gestor, o debate precisa ir além dos aspectos legais e evidenciar a prática dos núcleos nos campi.

Maiza Medeiros, que participou da criação do NEABI do Campus João Pessoa, trouxe aos participantes uma contextualização do processo. “A criação do Núcleo em João Pessoa teve início em 2008, a partir de um grupo de estudos sobre relações étnico-raciais, que gerou como fruto um curso de formação com os docentes do campus. Daí por diante, iniciamos uma luta dos movimentos sociais afro e indígenas para que as legislações sobre o assunto tivessem validade no IFPB”, explicou a professora.

O terceiro momento do Seminário dos NEABIs acontece na próxima segunda-feira (31),  com a socialização de experiências de ações relacionadas às questões étnico-raciais nos campi. A transmissão acontece às 18h30min, no canal da TV IFPB no YouTube.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC