Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Reitoria itinerante formato Web é realizada no Campus João Pessoa

Reitoria itinerante formato Web é realizada no Campus João Pessoa

Demandas da comunidade foram postas em discussão para busca de soluções em conjunto
por Patrícia Nogueira publicado: 26/05/2021 17h38 última modificação: 26/05/2021 17h38

Dialogar, democratizar e construir juntos um Instituto Federal melhor para a comunidade. É com essa ideia que o programa Reitoria Itinerante chega no Campus João Pessoa nesta quarta-feira (26). Realizada em formato de webconferência, o evento reuniu no turno da manhã os estudantes e no turno da tarde, os servidores.

A abertura da reunião foi abrilhantada com a apresentação cultural dos estudantes Liriel da Costa e David Wincliss do curso Técnico de Instrumento Musical que interpretaram a música “Amor de Índio”.

Em seguida o Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, deu as boas vindas ao público e fez a suafoto 02.jpg prestação de contas. “Agradecemos este espaço para dialogar e compreender todas as demandas que surgem num momento como esse de pandemia e fazer com que o IFPB continue avançando”, afirmou o Diretor ao apresentar as ações macro que foram realizadas ao longo de 2020 no Campus João Pessoa que dão suporte a ao crescimento. Ele destacou a ampliação dos espaços físicos, reformas e melhorias da estrutura de TI, de energia além do credenciamento junto a Embrapii propiciando novas experiências aos alunos e professores. “Nosso dever de construção do processo educativo que é de suma importância não só profissional mas cidadã e pessoal”, destacou. Neilor também lembrou que a Reitoria Itinerante é um espaço que possibilita a resolução de demandas de forma democrática junto a gestão.

O Reitor Nicácio Lopes afirmou que este encontro representa o diálogo e a democratização dos processos que é uma marca desde o início de sua gestão. “O IFPB concebe e executa suas políticas institucionais pensando nas necessidades do nosso público. Com esse propósito nós fazemos esse diálogo para aperfeiçoar e aprimorar nossas ações. Suas vozes são bem vindas”, destacou o reitor que parabenizou o campus pela atitude ousada de inovar, mesmo num período de retração orçamentária: “Com poucos recursos o campus vem apresentando uma fecundidade no desenvolvimento e conhecimento, ampliando as oportunidades para absorção de jovens”.

foto 01.jpgNo turno da manhã os temas voltados aos estudantes giraram em torno das dificuldades enfrentadas durante o período pandêmico, como por exemplo adequação do calendário acadêmico, auxilio estudantil, aulas online e aulas práticas, conduta dos professores, reforma de laboratórios, situação dos alunos que não estão assistindo aulas online.

À tarde, os servidores trataram sobre infraestrutura, admissão de novos servidores, atendimento ao público, carga horária EaD, relatório de atividades na pandemia. Os servidores fizeram intervenções, foram ouvidos pela gestão e terão seus pontos de pauta avaliados.

Ao final do evento foi discutido entre os gestores um plano de trabalho para traçar estratégias de resolutividade das questões apresentadas.

O Reitor Nicácio encerrou a reunião ressaltando o sentimento de gratidão e motivando a todos para que continuem a oferecer o melhor de sí para formar as futuras gerações do país. “Convoco a refletir sobre a grandeza e nobreza do nosso trabalho e peço para não se abater com as intempéries. Servindo à nação, estamos dando dignidade aos filhos dos trabalhadores mais humildes que buscam a esperança através dos saberes dos nossos professores transmitidos em sala de aula e também no cenário metafísico do espaço remoto”, concluiu o reitor.