Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Projeto do IFPB é selecionado em programa nacional da RNP

Noticia

Projeto do IFPB é selecionado em programa nacional da RNP

Chamada pública buscou estudos inovadores na área de gestão de identidades
por Heranir Oliveira publicado: 26/05/2021 11h43 última modificação: 26/05/2021 14h04

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação (PPGTI) do IFPB foi um dos selecionados na chamada nacional do Programa de Gestão de Identidade - PGId 2021, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O projeto envolve o trabalho da aluna Anália Cristina Bezerra Tiburtino Meira, orientado pelo professor Rostand Costa (UFPB/LAVID, colaborador da PPGTI/IFPB) e coorientado pelo professor Dênio Mariz (PPGTI/IFPB). A equipe conta ainda com a participação de Francisco Batista da Silva, técnico administrativo da superintendência de TI da UFPB.

ALUNA IFPB ANALIA PPGTI.jpeg O projeto, intitulado "Uma Abordagem Baseada em Identificadores Descentralizados (DID) para Mapeamento entre Identidades Digitais Centralizadas e Descentralizadas", que concorreu com submissões de todo o país, pretende contribuir com a potencial adoção e uso de identidades digitais descentralizadas como forma de facilitar a vida dos cidadãos, que serão testados e homologados inicialmente em serviços da RNP. “O foco do projeto é investigar formas de facilitar a implantação das novas identidades digitais com a ajuda de identidades centralizadas já existentes, como por exemplo, e-CPF e e-CNPJ”, explicou o professor Rostand Costa. 

O projeto desenvolverá um protótipo para avaliar a viabilidade de um novo modelo sugerido para identificação de indivíduos, que pode, potencialmente, ser aplicado tanto em serviços digitais públicos quanto privados. O suporte da RNP para execução do estudo, que será executado entre julho e dezembro de 2021, envolve a concessão de bolsas de pesquisa no valor total de 9,6 mil para os participantes não docentes.

O Programa de Gestão de Identidade - PGId 2021 da RNP selecionou apenas quatro projetos. Os demais projetos selecionados na chamada foram: "Estudo experimental sobre Gestão de Identidades Autossoberanas para avaliação de riscos e oportunidades de adoção pela RNP", da (Unicamp); "Análise comparativa entre as abordagens blockchain e FIDO na implementação de Verifiable Credentials", (UFPE); e "Projeto de Gestão de Identidade para um Serviço de IDS Federado", da Universidade Federal Fluminense (UFF). Informações adicionais podem ser acessadas na página do Programa de Gestão de Identidade - PGId da RNP.

DGCOM do IFPB com informações do PPGTI

registrado em: