Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > Produções extensionistas artístico-musicais do IFPB são abordadas em coletânea

Noticia

Produções extensionistas artístico-musicais do IFPB são abordadas em coletânea

Obra da Coletânea Rede Rizoma aborda os registros e as memórias das ações no Campus João Pessoa
por publicado: 10/05/2021 11h53 última modificação: 10/05/2021 11h53

O livro “Registros e memórias das produções extensionistas artístico-musicais do IFPB – Campus João Pessoa” é uma das publicações da Coletânea Rede Rizoma, lançada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) no mês de abril.  De autoria dos professores Italan Carneiro e Marina Marinho, a obra aborda as atividades dos Núcleo de Extensão em Música, do Núcleo de Arte, Cultura, Educação e do Núcleo de Estudos Musicais – NEMU do campus da capital.

“Este trabalho é fruto das atividades do curso técnico de Instrumento Musical. É um trabalho coletivo, desenvolvido junto à coordenação. Então ele possui 13 capítulos que foram escritos por estudantes e professores, relatando suas vivências e práticas no curso”, explica o professor Italan.

Ainda segundo o autor, a publicação está dividida em três partes. A primeira é voltada às atividades relacionadas ao ensino de instrumento musical a partir da oferta de Cursos Livres de Extensão, abordando suas questões pedagógicas, metodológicas, de inclusão, relatos de experiência e abordagens práticas do ensino da música na extensão. 

Em seguida são abordadas as temáticas relativas aos grupos artístico-musicais, refletindo acerca de questões voltadas aos repertórios, formações instrumentais, práticas coletivas e performances artísticas. São abordados o Coro Luzia Simões Bartolini, o Grupo de Sax do IFPB, o Grupo MP5 e a Camerata de Violões e Cordas Pinçadas do IFPB. 

Por fim, na terceira parte, encontra-se a apresentação das demais linguagens artísticas como o teatro e a pintura, que de forma integrada com a música, seja quanto aos espaços, instrumentos ou os discentes compartilhados, oportunizam a ampliação de possibilidades pedagógicas extensionistas resultantes da articulação entre a música e a área das artes no campus.

A obra está disponível no site da Editora IFPB. Clique aqui para acessar.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC


registrado em: