Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 > IFPB firma parceria com Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido

Objetivo é fortalecer Arranjos Produtivos Locais em toda Paraíba
por publicado: 17/05/2021 12h12 última modificação: 17/05/2021 12h12

O fortalecimento de dez Arranjos Produtivos Locais (APLs) através do acesso a tecnologias sociais de bases agroecológicas e da construção mútua de conhecimentos é o principal objetivo do termo de cooperação técnica assinado nesta segunda-feira (17), pelo reitor do Instituto Federal da Paraíba, Nicácio Lopes, e o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Jonildo Cavalcanti.

Parceria Secretaria IF.jpgA solenidade de assinatura aconteceu no Campus João Pessoa e contou com a participação do diretor-geral da unidade, Neilor César dos Santos; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cleidenedia Oliveira; da diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista; além de assessores da instituição.

Segundo Josi Batista, a iniciativa irá beneficiar 600 agricultores e agricultoras familiares em todas as regiões paraibanas. “Este é um público muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado e o IFPB já vem realizando diversas atividades junto a eles, através de ações de extensão. Esta parceria é muito importante para somar esforços neste sentido”, destaca.

A pró-reitora Cleidenedia Oliveira enfatizou a alegria na concretização da parceria junto ao Governo do Estado. “O momento é de muita alegria e representatividade. Esta parceria vem coroar o protagonismo da Agricultura Familiar na nossa instituição, em busca de um maior fortalecimento e ampliação de ações”.

Assinatura IF SEAFDS.jpgPara o reitor Nicácio Lopes, as ações voltadas aos agricultores possuem um impacto social forte. “O fortalecimento dos APLs através da qualificação profissional, com cursos de formação inicial e continuada, possui uma perspectiva clara de inserção em atividades com potencial gerador de renda a estes públicos. Junto ao governo, vamos conseguir qualificar e prestar assistência técnica rural a centenas de agricultores, beneficiando diversas famílias que vivem da produção de diversas culturas”, afirmou o reitor.

O mesmo entusiasmo foi demonstrado pelo secretário Jonildo Cavalcanti. “Conheço a experiência do Instituto Federal da Paraíba na realização de ações voltadas à Agricultura Familiar. A celebração de acordos como este mostra a importância desse público que, mesmo diante de tantas dificuldades impostas pela pandemia, prossegue mostrando sua fortaleza. Esta é apenas a primeira de várias parcerias que virão pela frente”, finalizou o secretário.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC